Como fazer peixe ao sal

Como fazer peixe ao sal
Imagem: baixarmusicasonline.com

O peixe é um alimento muito saudável, que apresenta inúmeros benefícios para a saúde, sendo este parte integrante de uma alimentação equilibrada! Segundo a dieta mediterrânica, deveríamos comer peixe 2 a 3 vezes por semana.

No entanto, muitas vezes falta imaginação para a confeção deste alimento, que, dizem muitos, tem pouco sabor. A verdade é que existem diversas maneiras de cozinhar peixe, que podem torná-lo delicioso, tornando as pessoas amantes do seu sabor!

Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como fazer peixe ao sal, uma receita surpreendente que o vai deixar de água na boca!

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Taça
  • Tabuleiro
  • Faca
  • Espátula
  • Forno
Passos a seguir:
1

Em uma taça junte, para cada kg de sal, duas claras de ovo e misture bem. Junte ervas aromáticas picadas, por exemplo tomilho e alecrim e misture novamente, amassando bem.

Imagem: dicasdemusculacao.org
2

Limpe o peixe e lave-o bem. Tenha atenção para não retirar as escamas ao peixe, para que este não fique salgado, são elas que o impedem salgar em demasia.

Imagem: paganinigastronomia.com.br
3

Em um tabuleiro faça uma cama do preparado de sal e coloque o peixe por cima da mesma. Cubra bem o peixe com o restante sal. Certifique-se que o peixe fica todo bem coberto.

4

Leve ao forno, previamente aquecido a 170ºC, durante cerca de 40 min, se for um peixe de 1 kg, caso tenha um peso superior, deixe durante 60 min.

Você saberá que está pronto quando, após esse tempo, o sal se tiver tornado uma crosta rija e dourada.

Imagem: http://emnossacasa.blogspot.pt/
5

Retire o tabuleiro do forno e remova o sal do peixe com a ajuda de uma faca ou uma espátula.

O sal sairá facilmente, como uma só camada. O peixe estará muito suculento, pois o sal faz com este retenha todo o seu suco e sabor.

Acompanhe com batatas a murro e, se gostar, com grelos.

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer peixe ao sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.