Como fazer patê de cebola

Como fazer patê de cebola

O patê de cebola caseiro é um aperitivo delicioso para o paladar, com o qual você poderá acompanhar uma grande variedade de pratos e petiscos. Esta receita simples consiste em preparar um molho especial à base de cebola frita, ideal se você procura por um bom patê para aperitivos, sejam eles nachos, torradinhas, biscoitos salgados, etc.

O preparo desse patê de cebola, ou molho de cebola, é bastante variado, já que se trata de uma receita que pode ser alterada de acordo com o seu paladar. Neste artigo do umCOMO te explicamos como fazer patê de cebola em casa, seguindo apenas alguns passos simples. Mãos à obra!

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para aprender a fazer molho de cebola, o primeiro passo será fritá-la. Corte a cebola em cubos ou rodelas e, depois, coloque os pedaços na frigideira com um pouco de azeite de oliva. Vá mexendo para que a cebola não grude na panela.

Quando ela estiver bem dourada, desligue o fogo e espere alguns minutos até que esfrie.

2

Em outro recipiente, coloque a cebola frita (e já fria) junto com o sour cream e o restante dos ingredientes. O sal e a pimenta também ficam a seu critério, mas recomendamos que você comece com uma pitada de cada um. Não se preocupe, depois você poderá provar o patê de cebola antes de servir para seus convidados, para ter certeza se falta ou não algum ingrediente.

3

Usando um liquidificador ou batedeira, misture bem todos os ingredientes até que você obtenha uma pasta de cebola mais ou menos sólida. Após conseguir uma mistura homogênea, coloque-a em um recipiente com tampa e deixe esfriar na geladeira por 1 ou 2 horas antes de servir.

4

Se você quer fazer um patê de cebola para petiscos variados ou, mais especificamente, um patê para torradinhas (por ser a combinação mais popular), saiba que esta receita vai agradar crianças e adultos. É um acompanhamento delicioso para qualquer entradinha, que não pode faltar na sua cozinha ao receber pessoas em casa.

Já se você procura por um patê para petiscos um pouco mais elaborados, vale prestar atenção nas seguintes opções.

5

Para fazer um patê de cebola com cream cheese, por exemplo, você terá que misturar uma xícara de cream cheese com uma xícara de creme de leite até que ambos os ingredientes estejam bem integrados. A seguir, coloque a mistura no liquidificador juntos com duas colheres de sopa de cebola moída, além de sal e pimenta a gosto.

Bata bem e pronto! Você já pode degustar um delicioso e original patê de cebola. Além disso, recomendamos que você dê uma olhada neste outro artigo sobre como fazer molho de queijo e cebola.

6

Se você quer saber como fazer patê de cebola caramelizada, anote as dicas:

  1. Em uma frigideira com 50g de manteiga, refogue duas cebolas médias junto com dois dentes de alho, em fogo baixo. Cubra com uma tampa até que as cebolas fiquem bem douradas (você pode adicionar um pouco de açúcar caso queira um sabor mais adocicado).
  2. Adicione meia xícara de água e mexa bem, ainda em fogo baixo.
  3. Adicione um tablete de caldo de galinha (ou legumes), pimenta e sal a gosto.
  4. Em outro recipiente, misture 100 gramas de cream cheese e 400 gramas de sour cream até que os ingredientes estejam completamente integrados.
  5. Finalmente, e com auxílio da batedeira, misture bem todos os ingredientes até obter o molho desejado. Deixe esfriar na geladeira durante algumas horas antes de servir e pronto!
7

Por fim, e para que todo mundo possa provar esse delicioso acompanhamento, te ensinamos aqui no umCOMO como fazer patê de cebola vegano. Vamos lá:

  1. Em uma frigideira com óleo quente, coloque duas cebolas picadas, uma colher de sopa de açúcar (opcional) e um pouco de vinho branco. Cozinhe em fogo alto até fazer com que o vinho evapore.
  2. Adicione aproximadamente 200 gramas de cream cheese vegano (que pode ser encontrado em lojas especializadas), e misture junto com a cebola até que ambos os ingredientes fiquem bem integrados.
  3. A seguir, faça o mesmo com o sour cream vegano (aproximadamente uma xícara) e mexa bem na frigideira. Adicione uma colher de chá de molho de soja e pimenta a gosto.
  4. Quando a mistura estiver mais espessa, sirva o patê ainda quente para acompanhar o petisco que quiser. É de dar água na boca!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer patê de cebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • As diferentes receitas de patê de cebola podem ser feitas de acordo com o gosto de cada pessoa, mas você deve levar em conta que o molho precisa ficar suficientemente espesso para comer com qualquer complemento, das batatas fritas às torradas.
  • O patê de cebola pode ser servido tanto frio quanto quente, como vimos anteriormente.
  • A receita é ideal para degustar acompanhada por uma salada ou vinho tinto, em dias quentes ou para um encontro com os amigos.
  • Em algumas receitas de patê de cebola se usa maionese, ainda que você procure por uma alternativa mais light o melhor é usar o sour cream que indicamos aqui no umCOMO.
  • O patê de cebola pode ser conservado na geladeira por vários dias, e recomendamos que você o prepare com um dia de antecedência para que o sabor fique mais apurado.
  • Você pode incorporar qualquer erva aromática a esta receita, sejam elas especiarias picantes ou qualquer outro ingrediente que você goste.