Como fazer pão de centeio

Como fazer pão de centeio

O pão de centeio é um dos alimentos que possuem uma maior quantidade de fibra, que é fundamental para suavizar a absorção de gorduras, regular os níveis de colesterol e combater a prisão de ventre entre muitos outros benefícios. Este tipo de pão caracteriza-se por sua cor escura e textura um tanto menos esponjosa que o pão tradicional. Fazê-lo em casa é fácil, continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer pão de centeio.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Fermento do pão de centeio
  • Massa do pão de centeio
Passos a seguir:
1

Antes de fazer o pão de centeio, como você deve ter visto nos ingredientes, precisaremos preparar o fermento. Esse preparo pode ser feito com alguns dias de antecedência ou no mesmo dia da massa do pão de centeio, algumas horas antes. Para preparar o fermento, despeje a farinha em uma tigela grande e abra um buraco no meio e adicione o mel dentro. Então, misture ambos os ingredientes.

2

Misture o fermento biológico em água morna e, em seguida, misture a farinha. Cubra o recipiente com um filme plástico e deixe descansar. Quando essa mistura dobrar de tamanho, significa que o seu fermento para a receita de pão de centeio já está pronto. Vamos á massa!

3

Para que nosso pão de centeio fique o mais fofinho possível, começamos misturando a farinha, o sal e a aveia.

Imagem: theelliotthomestead.com
4

Então, é hora de adicionar a água morna com a outra parte do fermento biológico dissolvida e mexer bem.

5

Por fim, vá incorporando o fermento que você preparou antes de tudo e sovando bem até que a massa tenha uma aparência homogênea e unificada. Ou seja, quando não estiver mais grudando, mas, sim, lisa e elástica. Caso você perceba que o ponto não chega, adicione mais farinha pouco a pouco.

6

Forme uma bola de massa, cubra a massa com um pano limpo e deixe-a fermentar durante uma hora ou até que o seu tamanho dobre. Passado este tempo, unte as mãos com farinha e polvilhe um pouco na sua bancada de trabalho e volte a amassar a massa para retirar o excesso de gás.

Imagem: ogiatalabea.com
7

Modele-a em formato de pão ou coloque-a no molde de pão previamente untado, tampe a massa de novo e volte a deixá-la durante 30 minutos para que fermente. Pré-aqueça o forno a 230ºC.

Imagem: delikatissen.com
8

Após este tempo, retire o pano e leve o pão de centeio ao forno durante 15 minutos. Sem abrir o forno, baixe a temperatura para 200º C e deixe o pão mais 20 minutos. Realizamos todo este processo um tanto elaborado e longo para conseguir um pão de centeio bem mais esponjoso. Após o tempo de forno, retire o pão e deixe esfriar.

Imagem: paperblog.com
9

Quando estiver frio, retire da forma e passe-o para um cesto para comê-lo. O seu pão de centeio caseiro já está pronto. Como você vê, o resultado é espetacular e o processo trabalhoso vale a pena. Se deseja conhecer mais tipos de pães, não perca nossas receitas sobre como fazer pão sem glúten e como fazer pão de queijo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pão de centeio, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.