Como fazer panqueca de doce de leite

Como fazer panqueca de doce de leite

Adoçar as manhãs com panquecas é uma boa maneira de começar o dia. Preparar esta receita tão saborosa e ideal para o café da manhã vai fazer com que toda a família acorde com vontade de prová-las, especialmente se você tem crianças em casa. As panquecas podem ser combinadas com as mais diferentes coberturas e recheios, ainda que uma das opções mais gostosas é apostar na receita com doce de leite, bastante comum na Argentina e em regiões do norte da Espanha, como Astúrias e Galiza, onde são conhecidas por filloas.

Se você quer saber como fazer panqueca de doce de leite, os ingredientes que precisa para isso e mais detalhes sobre a receita, recomendamos que você siga nesta página do umCOMO: vamos te ensinar como preparar panquecas com doce de leite de um jeito fácil e com sabor garantido.

6 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar a receita, a primeira coisa é certificar-se de que você tem todos os ingredientes necessários para fazer panqueca de doce de leite que recomendamos anteriormente. Com eles em mãos, comece a preparar a massa: bata os ovos e adicione água e óleo para que eles fiquem bem misturados.

2

Acrescente farinha aos ovos batidos, e volte a misturar tudo com auxílio de uma colher ou batedor. Se quiser evitar a aparição de carocinhos nesta etapa, opte pelo uso de um liquidificador para que a farinha se misture completamente à massa.

3

Ligue o fogo em potência média e, quando já estiver quente, adicione um pouco de manteiga ou de óleo em uma frigideira, colocando-a no fogo. Dessa forma, tudo já estará pronto para você preparar a massa da sua panqueca de doce de leite. Adicione uma concha da mistura preparada anteriormente, garantindo que ela se espalhe por toda a superfície da frigideira. Com as quantidades aqui sugeridas, você deve conseguir fazer 6 ou mais panquecas.

Deixe que a massa cozinhe por 1 minuto, e vire-a para que ela permaneça no fogo por mais 30 segundos. Passado esse tempo, deixe esta panqueca de lado e vá preparando as demais, até que a massa crua acabe.

Aqui te explicamos mais sobre como fazer massa de panqueca.

4

Se você quer, no lugar de comprar o ingrediente, fazer doce de leite em casa com uma receita simples e usando uma panela de pressão, recomendamos que siga este passo a passo aqui do umCOMO:

  1. Coloque uma lata de leite condensado, sem o rótulo, na panela de pressão.
  2. Cubra a lata com água e tampe a panela, colocando o fecho da válvula na posição 2 para que comece a ferver.
  3. Espere por 30 minutos para que cozinhe e, depois, desligue o fogo.
  4. Espere que a panela vá expulsando o vapor e tire a lata de leite condensado de dentro da panela com auxílio de pinças de cozinha.
  5. Quando estiver fria, abra a lata e verá que, em seu interior, você terá o doce de leite para usar nas panquecas. Ao contrário do doce de leite tradicional, a cor do feito com leite condensado é menos intensa e ele tem consistência mais suave, com um sabor bastante parecido com o original. Se você quiser que ele fique com uma coloração mais intensa, adicione uma colher de sopa de caramelo ou de chocolate ao leite.

Neste outro artigo te explicamos mais sobre como fazer doce de leite caseiro, a receita original, sem usar leite condensado.

5

Com este passo você irá finalizar as panquecas de doce de leite. Pegue o pote ou a tigela na qual você colocou o ingrediente, além de uma faca para untar ou colher. Unte as panquecas usando o doce de leite, e enrole-as em forma de tubo para que fiquem como um triângulo ou leque, como quiser. Você também pode comer as panquecas sem que elas estejam enroladas, ou seja, colocando o doce de leite na massa aberta. Se quiser, você pode polvilhar a receita com um pouco de açúcar de confeiteiro, mas sempre controlando a quantidade já que essa é uma receita naturalmente doce.

6

Graças a essa receita você saberá como fazer panqueca de doce de leite, que você pode consumir de diferentes formas. Se você se pergunta com o que acompanhar suas panquecas de doce de leite para um café da manhã mais completo ou na intenção de oferecer mais opções aos seus convidados, opte por uma bola de sorvete de baunilha ou frutas vermelhas.

Outra opção é usar o doce de leite sem ser como recheio, mas deixá-lo em uma tigela separada, servindo as panquecas sem cobertura e colocando outros ingredientes em potinhos dispostos sobre a mesa. Dessa forma, te permite usar doce de leite, creme de avelã, geleias de diferentes sabores, chocolate e até ingredientes salgados, cada pessoa pode se servir da maneira que mais gostar.

Aprendeu tudo sobre a receita de como fazer panqueca de doce de leite e quer conhecer mais sobre esse ingrediente tão doce e saboroso? Pois te convidamos a descobrir outras receitas com doce de leite. Aqui, vamos te mostrar receitas de sobremesas fáceis com doce de leite: como fazer cheesecake de doce de leite e como fazer sonho de doce de leite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer panqueca de doce de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Agora que você já conhece esta receita de panqueca de doce de leite, é importante também que saiba seu valor nutricional. Levando em consideração que o ovo e o leite são dois de seus principais ingredientes, ela acaba sendo uma boa fonte de proteínas. Graças à farinha e outros açúcares presentes no preparo, a panqueca acaba sendo fonte de carboidratos, cálcio, fósforo, iodo, magnésio, ferro, zinco e vitaminas B2, B6, B12 e C.