Como fazer ovos rancheiros

Como fazer ovos rancheiros

Dentro da gastronomia mexicana há uma receita para o café da manhã que se destaca acima de todas: os ovos rancheiros. Trata-se de um prato nutritivo perfeito para começar o dia com uma boa dose de energia e vitalidade, além de ter um sabor delicioso de comer e chorar por mais. Trata-se de um prato muito fácil de fazer que também poderá preparar em outros momentos do dia como, por exemplo, na hora do almoço, já que contém proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos. Um prato nutritivo e delicioso que encantará toda a família. Neste artigo de umComo vamos explicar como fazer ovos rancheiros dando a você uma simples receita com a qual certamente fará sucesso.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Para o molho:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para começar a fazer nossa receita de ovos rancheiros consiste em lavar bem os tomates e os chilis e picá-los em pedaços pequenos. Faça o mesmo com a cebola e o alho para que seus sabores se integrem entre eles sem que nenhum se realce mais que o outro. Quando estiverem corretamente picados em pequenos pedaços, reserve.

2

De seguida, deve jogar um pouco de óleo na frigideira e acender a temperatura média, quando vir que está quente, adicione primeiro o alho e a cebola salteando-os para que não grudem nem se queimem. Assim que vir que sua cor se torna esbranquiçada ou transparente será o momento de adicionar à frigideira o tomate e o chili que tinha picados anteriormente.

Terá que mexer todos os ingredientes e salteá-los durante uns 10 minutos, aproximadamente; na metade do cozimento terá que adicionar um pouco de água que lhe servirá de base para o molho dos ovos rancheiros.

3

Enquanto os vegetais vão cozinhando, pode aproveitar o tempo para fritar as tortilhas de milho que acompanharão o seu delicioso prato. Para isso, adicione um fio abundante de óleo em outra frigideira, acenda o fogo a temperatura média e, quando estiver bem quente, deverá fritar as tortilhas dando voltas (só uma passagem de cada lado) para que cozinhem bem e estejam deliciosas.

Para evitar que estejam muito oleosas, recomendamos que quando as tirar do fogo, as coloque em um prato com papel de cozinha que servirá para tirar o excesso de óleo. Deixe uns minutos para que terminem de limpar e, depois, coloque-as em outro prato limpo. Reserve.

Também pode optar por cozinhar você mesmo as tortilhas, em umComo explicamos como fazer tortilhas de milho em casa.

4

O passo seguinte consiste em fritar os dois ovos. Para isso podemos reutilizar a frigideira com a qual preparamos a tortilha adicionando um pouco mais de óleo e deixando esquentar novamente. Quando estiver na temperatura ideal, parta o ovo com cuidado para que a gema não quebre e, com a ajuda de uma espumadeira, vá jogando óleo no mesmo para que vá cozinhando e não fique cru. Reserve.

5

Agora só tem que montar os ovos rancheiros e, para isso, a primeira coisa a fazer será jogar sobre as tortilhas um pouco de molho de vegetais que preparou no início. Quando estiverem montadas, adicione o ovo frito e, depois, adicione uma nova camada do molho de vegetais.

Para que esta receita seja 100% mexicana, nada melhor que acompanhar estes deliciosos ovos com uns poucos feijões a gosto que pode colocar na parte superior deste prato. Deliciosos!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ovos rancheiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.