Como fazer moqueca de peixe

Como fazer moqueca de peixe

A moqueca é um prato típico da culinária brasileira, mais especificamente dos estados da Bahia, Pará e Espírito Santo. Este cozido pode ser preparado com mariscos, peixe, ovo, galinha, entre outros ingredientes, mas hoje vamos ensinar a fazer a versão de moqueca de peixe baiana. A moqueca de peixe é uma opção super deliciosa e bem fácil de fazer, por isso se você quer surpreender os seus convidados e familiares experimente fazer esta receita e o almoço, com certeza, será um sucesso! Papel e lápis na mão porque o umCOMO vai te explicar como fazer moqueca de peixe passo a passo e você vai ver que é muito fácil e simples se deliciar com esse prato.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela de barro (opcional)
Passos a seguir:
1

Para fazer moqueca de peixe baiana, você deve começar por cortar os pimentões (vermelho, verde e amarelo), os tomates e as cebolas em fatias redondas de cerca de um centímetro e reservar.

2

Em seguida, deverá temperar o peixe badejo em postas ou filé com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o suco dos dois limões e deixe marinar por cerca de 30 minutos, assim o peixe irá absorver os sabores dos temperos que estamos utilizando.

Embora não esteja na lista de ingredientes, se você gostar de coentro pode adicionar também ao tempero do peixe, já que ele combina muito com peixes e dá um sabor muito especial ao preparo.

3

Agora, em uma panela grande, de preferência de barro, aqueça um pouco o azeite de dendê e doure o alho. Em seguida, adicione a cebola e refogue. Depois adicione os tomates e os pimentões e deixe ferver.

4

Assim que os tomates e pimentões começarem a criar um molho na panela, coloque o peixe devidamente temperado em cima deles. Tampe a panela.

5

Caso você goste de azeite de dendê, pode regar o peixe com mais um fio de azeite. O peixe demorará entre uns 20 a 30 minutos a cozinhar, fique de olho de vez em quando para ver como ele está.

6

Para verificar se o peixe está realmente cozido, espete um garfo nele e confira a sua consistência. Se já estiver bom é hora de jogar o leite de coco. Misture-o bem no molho e, quando levantar fervura a sua moqueca de peixe baiana já estará pronta.

Caso goste de cheiro verde, poderá adicionar cerca de 50g de cheiro verde picado no momento em que você adicionar o leite de coco.

7

Nessa receita, você aprendeu como fazer moqueca baiana. A moqueca é um prato com muitas variações deliciosas, dependendo da região em que é preparada os ingredientes podem variar, assim como segundo o gosto de quem a prepara. Então você pode adicionar ou retirar ingredientes conforme for do seu agrado para preparar uma moqueca de peixe ideal para o seu paladar.

8

Agora que você já sabe como fazer moqueca de peixe, aproveite e confira outras receitas de dar água na boca!

  • Como fazer vatapá de camarão
  • Como fazer nhoque de mandioca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer moqueca de peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.