Como fazer molho teriyaki

Como fazer molho teriyaki
Imagem: infojapan.com

Um molho teriyaki faz parte da cozinha japonesa e é utilizado para condimentar os pratos de carne, em especial as receitas de frango e peixes. Ele é elaborado a partir de quatro ingredientes, molho de soja, mirin, saquê e açúcar, os quais proporcionam esse sabor agridoce tão característico. Já que alguns destes ingredientes não são fáceis de conseguir, neste artigo de umComo vamos mostrar uma receita muito simples, com produtos mais acessíveis e mediante os quais conseguiremos obter um resultado praticamente idêntico. Continue lendo e descubra como fazer molho teriyaki.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiro, antes de começar a elaborar o molho teriyaki, deixe pronto todos os ingredientes. Para isso, se não tiver vinagre de arroz, utilize vinagre branco. Dessa forma, o óleo de gergelim é um ingrediente opcional que dará ao seu molho um aroma diferente. O mesmo acontece com o vinho branco, se desejar pode eliminá-lo da receita, mas sempre lhe dará um toque de sabor. Se não tiver gengibre em pó, mas sim inteiro, não se preocupe, também serve.

2

Comece picando bem os dentes de alho e o gengibre se não dispõe de sua versão em pó. Depois, pegue em uma panela com uma capacidade adequada e acrescente todos os ingredientes. Isto é, incorpore o molho de soja, a água, o vinagre, o açúcar mascavo, o alho picado, o gengibre em pó, o vinho branco, a maizena e o óleo de gergelim.

Imagem: knowmore.com
3

Esquente os ingredientes em fogo alto e não deixe de mexer até atingir o ponto de ebulição. Quando começar a ferver, reduza a intensidade do fogo e deixe por mais 5 minutos. Desta forma, nosso molho teriyaki ganhará consistência e espessará ligeiramente. Neste sentido, a maizena tem um papel fundamental, pois sem ela, o molho ficaria mais líquido. Se achar que não está grosso o suficiente, acrescente um pouco mais de farinha de milho.

Imagem: cocinarecetas.com
4

Quando o molho teriyaki caseiro tiver adquirido a textura e consistência adequada, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. É importante que não o use logo após retirá-lo do fogo, pois este molho precisa de alguns minutos de repouso para acabar de integrar os diferentes sabores de cada um dos ingredientes.

Imagem: recetasdecocinablog.com
5

Após 10-15 minutos, você já pode usá-lo para condimentar seus pratos favoritos. Como vê, trata-se de uma receita de molho teriyaki muito simples, rápida e deliciosa. Você pode fazer seu próprio arroz para sushi e condimentá-lo com este molho para transformar em um prato espetacular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho teriyaki, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.