Como fazer molho de cogumelos sem creme de leite

Como fazer molho de cogumelos sem creme de leite

O molho de cogumelos é uma preparação simplesmente deliciosa e cheia de sabor, que combina muito bem com carnes ou massas, contribuindo com um sabor muito gourmet para o nosso prato. Além disso, trata-se de uma forma ideal de aproveitar este ingrediente que, adequadamente conservado, pode ser usado na cozinha durante todo o ano. Ainda que maioritariamente esta receita se prepare com creme de leite, há uma solução bem mais leve e apta para quem tem intolerância à lactose; por isso em umComo.com.br explicamos a você como fazer molho de cogumelos sem creme de leite.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

A função do creme de leite neste molho é adicionar espessura à preparação, permitindo ainda unificar todos os ingredientes da mistura. No entanto, na receita que propomos a você de molho de cogumelos sem creme de leite, pode conseguir o mesmo usando leite sem lactose e maisena. Caso prefira fazer sem laticínios, opte por caldo de verduras na mesma proporção.

2

Comece lavando muito bem os cogumelos para eliminar todos os vestígios de terra e sujeira. Pique em pedaços pequenos o alho e a cebola, e em uma frigideira, de preferência antiaderente, adicione azeite de oliva e leve a fogo médio baixo.

Quando estiver quente, incorpore o alho e deixe dourar com cuidado para que não se queime. Depois adicione a cebola, o sal e a pimenta, e deixa cozinhar até que a mesma fique transparente.

3

Uma vez que a cebola esteja no ponto, deverá adicionar os protagonistas desta receita: os cogumelos. Deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos até irem ganhando cor; quando estiverem cozidos adicione a meia xícara de vinho branco e cozinhe até que o álcool evapore.

4

O molho de cogumelos sem creme de leite vai ganhando forma, e só faltam os toques finais. Misture a colher de chá de maisena com um pouco de água fria e adicione o líquido à frigideira. Mexa muito bem, experimente o ponto de sal e pimenta e adicione mais se necessário. Depois incorpore a meia xícara de leite sem lactose ou de caldo de verduras, dependendo da sua escolha.

5

Baixe o fogo e deixe cozinhar cerca de 10 minutos mexendo com frequência. Durante este tempo o molho de cogumelos sem creme de leite irá ficando mais espesso devido ao efeito da maisena; quando tiver atingido a espessura que deseja, apague o fogo e retire.

Sirva quente sobre seu prato de carne, frango ou massa e usufrua de seu delicioso sabor. Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de cogumelos sem creme de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.