Como fazer molho de amêndoas

Como fazer molho de amêndoas
Imagem: recetin.com

O molho de amêndoas é ideal para acompanhar todo tipo de carne, pescado e massa. Além disso, as amêndoas contam com uma infinidade de propriedades medicinais que contribuirão com inúmeros benefícios, entre os quais se destacam o alto conteúdo de vitamina E e fibra. Preparar este delicioso molho não é nada complicado e o resultado é incrível. Para utilizá-lo tanto para carne como para pescado, você pode aumentar as quantidades que damos a seguir, congelar o que sobrar e utilizar outro dia para condimentar outro prato. Se quer saber como fazer molho de amêndoas, continue lendo este artigo de umComo e aprenda os passos.

Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar a preparar o molho de amêndoas para carne ou pescado, você deverá deixar prontos todos os ingredientes, a fim de agilizar o trabalho posterior. Assim sendo, descasque e corte meia cebola e os dentes de alho, e separe. Depois, corte em pedaços pequenos as fatias de pão e reserve-as também. Se não tiver amêndoas moídas mas sim inteiras, descasque, corte e triture-as o máximo possível com um pilão.

2

Agora que tem tudo pronto, pegue uma panela e coloque o azeite para esquentar em fogo médio. Se não tiver azeite de oliva mas sim de girassol não se preocupe, também serve, só leve em conta que o sabor variará um pouco. Frite a cebola previamente cortada e, quando começar a dourar, acrescente os pedaços de pão. Não deixe de mexer com uma colher de madeira para evitar que os pedaços de cebola queimem e colem.

Imagem: vietnamitasenmadrid.com
3

Quando o pão estiver frito, acrescente a amêndoa moída ou triturada até que fique dourada. Quando isto acontecer, acrescente 3 ou 4 colheres de vinho branco e continue mexendo. O vinho é opcional, ele vai intensificar um pouco o sabor, mas se as crianças vão comer o molho de amêndoas, então elimine-o. Quando o vinho tiver evaporado um pouco, acrescente 2 ou 3 colheres de tomate frito, misture tudo e deixe que repouse alguns minutos.

Imagem: lavalenciana.com
4

Quando o molho tiver repousado alguns minutos, acrescente meio tablete de caldo de carne ou similar esmigalhado ou 1 copo de caldo. Se tiver caldo de carne pronto muito melhor, caso contrário, o tablete também proporciona um sabor delicioso. Mexa o molho de amêndoas com a colher de madeira e acrescente o leite. Se preferir, pode utilizar creme de leite no lugar de sua versão líquida, só ficará um pouco mais espesso.

5

Mexa tudo bem e quando todos os ingredientes estiverem prontos, retire do fogo e deixe que esfrie um pouco. Depois, coloque a mistura em um recipiente próprio para batedeira e bata-o. Dependendo da consistência que você prefere para o molho de amêndoas, acrescente um pouco de leite ou água, isto é, se quer mais espesso, deixe-o como está, se o prefere mais líquido, acrescente água ou leite e continue batendo.

6

E pronto! Você já tem o seu molho de amêndoas preparado para servir. Se quiser, pode acrescentar alguns pedaços de amêndoas para decoração e mexa com uma colher para integrar o molho. Como vê, sua preparação não é muito complicada e o resultado é delicioso. Se gosta de molhos, recomendamos que consulte este artigo de molhos para carnes.

Imagem: hojiblanca.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de amêndoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Se utilizar amêndoa inteira em vez de moída, verifique antes se não são amargas, pois o resultado não será o esperado.