Como fazer molho branco sem manteiga

Como fazer molho branco sem manteiga

O molho branco é um dos mais suaves, saudáveis e populares que existem na culinária. Muito relacionado às cozinhas francesa e italiana, o molho branco, ou bechamel, combina com uma série de receitas, sendo bastante usado em pratos como a lasanha e o canelone. Como era de se esperar, com o tempo o molho branco foi combinado a outros preparos, e hoje em dia é usado tanto em pratos tradicionais quanto modernos e gourmet. Você pode apostar no molho branco, por exemplo, para fazer bolinhos de carne, preparar verduras gratinadas com molho bechamel, peixe ao forno com molho branco... opções não faltam!

O único problema do molho branco para muita gente é que ele se trata de uma receita rica em gordura, o que torna alguns pratos quando combinados ao molho não tão saudáveis assim – porém, isso também depende das quantidades de molho que são usadas. Quer continuar aproveitando esse molho delicioso, sem ter que se preocupar com proporções ou quantidades de gordura? A seguir, no umCOMO, te contamos os segredos para preparar um molho branco light, mas igualmente saboroso. Aprenda como fazer molho branco sem manteiga e prepare-se para descobrir uma versão mais simples, rápida e saudável do molho bechamel, com a qual você poderá acompanhar diferentes receitas sem grandes preocupações. Preparado/a? Vamos lá!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O molho branco, geralmente, é preparado com três ingredientes básicos: leite, farinha e manteiga. Porém, para fazer nosso molho branco saudável e reduzir a quantidade de calorias presente nessa receita, decidimos eliminar a manteiga da lista. Como substituir, então, a manteiga para que o molho fique igualmente saboroso? Simples! Usando um ingrediente básico como o azeite de oliva.

Graças ao azeite você vai conseguir obter um molho bechamel leve, cremoso e consistente, com o mesmo sabor do molho branco tradicional. Pronto/a para aprender a cozinhar molho branco com azeite? Vamos lá!

2

A quantidade básica para fazer um bom molho branco é 1:1 de gordura e farinha. Ou seja, você deve adicionar a mesma quantidade de farinha que de azeite de oliva. Lembre-se de que uma colher de sopa de farinha misturada a uma colher de sopa de azeite de oliva formarão uma mistura espessa que vai necessitar de, aproximadamente, meio litro de leite.

Levando essas proporções em consideração, você poderá calcular as quantidades de molho branco que irá precisar. Nesse caso, no umCOMO, vamos trabalhar com 50 gramas de farinha e 50 gramas de azeite, o que equivale a uma colher de sopa cheia de cada ingrediente.

Seguir as proporções é fundamental para que o seu molho branco sem manteiga fique com textura, cremosidade e suavidade ideais. Quer aprender como fazer molho branco para as mais variadas receitas ou como fazer um molho branco perfeito para lasanha? Siga o passo a passo!

3

Com as proporções bem definidas, será a hora de aprender como fazer molho branco sem manteiga. Coloque uma panela ou frigideira em fogo baixo e adicione o azeite de oliva, que será o substituto da manteiga.

4

Quando estiver bem quente, adicione as 50 gramas de farinha e, com auxílio de um batedor manual (ou fouet), misture bem até que ambos os ingredientes formem um creme. Você deverá deixar que essa mistura, popularmente conhecida como roux, cozinhe por alguns minutos.

Dessa forma será possível eliminar o sabor de farinha crua que poderia estragar seu molho branco.

5

Em outra panela, coloque o meio litro de leite para esquentar. Assim que começar a ferver, coloque-o na panela que você está usando para misturar a farinha e o azeite. Despeje o leite aos poucos e não pare de mexer em nenhum momento, pois assim os ingredientes vão se misturar bem sem deixar pedaços para que o seu molho branco saudável fique com a consistência ideal.

Para que o molho branco light fique bom, nós do umCOMO recomendamos que você adicione o leite em pequenas quantidades, deixando que ele se misture ao roux. Uma vez integrado à mistura, adicione um pouco mais de leite e mexa novamente. Repita o processo até que todo o leite tenha sido incorporado à mistura. Esse truque também é ideal para controlar as quantidades de molho branco caso você tenha dificuldade de fazê-lo.

6

Com todos os ingredientes misturados de maneira homogênea, adicione uma pitada de noz-moscada, além de sal e pimenta a gosto. Recomendamos que você adicione, também, apenas uma pitada desses dois ingredientes, já que é melhor adicioná-los pouco a pouco e ir modificando o sabor mais para a frente caso ele não te agrade.

7

Deixe tudo cozinhar em fogo baixo durante, aproximadamente, 10 minutos. Após esse período, desligue o fogo e deixe que a mistura esfrie um pouco. Voilá! Eis aqui um molho branco sem manteiga prontinho para comer.

Tanto se você quer saber como fazer molho branco para canelone light, quanto se você quer adicionar esse molho a qualquer outro tipo de massa, carne ou peixe, esta receita vai te ajudar a conseguir um resultado tão saudável quanto saboroso.

Neste outro artigo do umCOMO, te ensinamos como fazer canelones com um passo a passo detalhado, mas se você prefere provar seu molho branco acompanhado de uma proteína, não perca este artigo sobre como fazer frango ao molho branco.

Aproveite esta receita de como fazer molho branco sem manteiga para preparar esses e outros deliciosos pratos com menos gordura na sua casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho branco sem manteiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Um dos truques para evitar os caroços no molho branco é adicionar o leite quando já estiver muito quente.
  • Se você quiser um molho branco com um tom mais escuro (similar ao bechamel original), deverá subir um pouco mais o fogo no momento em que estiver aquecendo o azeita para preparar o roux.