Como fazer molho branco para macarrão

Como fazer molho branco para macarrão

Massas são um dos pratos mais populares no mundo todo e, além disso, agradam diferentes paladares e conquistam pelo sabor, independentemente das técnicas usadas para o preparo. Pesto, bolonhesa, carbonara... a lista de opções para acompanhar os diferentes tipos de macarrão é infinita.

Hoje queremos falar sobre molho branco, uma proposta deliciosa e fácil de preparar para quem, apesar de não ter muita experiência na cozinha, não deixa de amar a gastronomia. Ainda que muitos confundam o molho branco com o molho Alfredo, queremos destacar que são duas receitas completamente diferentes – não se engane!

Para a proposta de hoje, te mostraremos uma deliciosa receita de molho branco para massa, mas que também vai servir como complemento para outras receitas, como por exemplo o frango com molho branco. Prepare-se! No umCOMO te explicamos, passo a passo, como fazer molho branco para macarrão, opção deliciosa que requer pouco tempo e esforço e que, ainda assim, vai surpreender seus convidados.

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Uma panela para fazer molho branco, ainda que ela não precise ser muito grande. Tudo vai depender da quantidade.
  • Uma panela para esquentar o leite.
  • Uma colher de pau para mexer o molho e misturar bem os ingredientes.
Passos a seguir:
1

Quer saber como fazer molho branco para macarrão? A primeira coisa que você precisa é colocar as duas colheres de sopa de manteiga em uma panela e colocar parra derreter no fogão. É essencial que você não faça isso em temperaturas muito altas, já que o nosso objetivo aqui é que a manteiga derreta aos poucos, mas não queime.

2

Enquanto a manteiga derrete, você pode pegar uma panela pequena e adicionar o leite que você separou previamente em uma xícara média. Lembre-se de que você deve cozinhá-lo em fogo baixo, já que você terá que tirar o leite do fogo assim que ele começar a ferver.

3

Quando a manteiga tiver derretido, coloque a farinha de trigo na panela. É melhor que você vá adicionando o ingrediente pouco a pouco, para que ele se misture bem com a manteiga e não fique empelotado. Não se esqueça de mexer os ingredientes constantemente, para criar uma pasta homogênea e com textura cremosa. Após adicionar toda a farinha, mexa por mais um minuto para que essa etapa do preparo do molho branco para macarrão fique perfeita.

 

4

Uma vez com essa pasta cremosa em mãos, é o momento de adicionar o leite à mistura. Assim como acontece com a farinha, é fundamental que você vá adicionando o ingrediente aos poucos.

A chave está, novamente, em criar uma textura cremosa, fina, suave e sem pedaços. Mexa bem com uma colher durante todo o processo, até que os ingredientes fiquem perfeitamente misturados e o molho comece a ferver e engrossar. O fogo deve permanecer em baixa temperatura já que, caso contrário, os ingredientes não vão ficar bem misturados, os pedaços podem surgir e, além disso, você pode acabar queimando o molho.

5

Após misturar o leite, você vai ver que o molho irá começar a ferver. Siga mexendo bem até que engrosse e, quando isso acontecer, calcule mais uns dois minutos antes de tirá-lo do forno. Fique sempre de olho para que a pasta não fique grossa demais.

6

Uma vez que o molho tenha engrossado, é o momento de tirar a panela do fogo e adicionar o sal e a pimenta. A quantidade vai depender do seu gosto pessoal e do sabor que você quer dar à receita. Se você gosta de noz-moscada, agora é o momento de adicioná-la.

Pronto! Você acaba de fazer um molho branco caseiro para macarrão e, caso queira adicionar outros ingredientes, fica a seu critério. Agora só falta acrescentar o molho à massa de sua escolha, e esperar que seus convidados se deliciem com a receita. Gostou? Então, recomendamos este outro artigo sobre como fazer molho bechamel, outra alternativa tão deliciosa quanto popular.

O molho que você preparou, além de ficar delicioso acompanhado de massas, também serve para ser utilizado em outras receitas como a de frango ao molho branco. Experimente prepara-la, temos certeza que vai ser um sucesso!

Se você quiser uma alternativa menos gordurosa, aqui no umCOMO também te ensinamos como fazer molho branco sem manteiga, não deixe de conferir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho branco para macarrão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Para cozinhar molho branco, é melhor que você use colheres de madeira, mais indicadas para mexer e misturar os ingredientes. Além de não danificar a panela, a colher de pau permite que o molho não fique pegajoso.
  • Mantenha sempre o fogo em temperatura baixa e constante para evitar que o molho queime ou grude na panela.
  • Não é bom aumentar a temperatura do fogo para acelerar o processo e abaixá-la logo depois, já que é comum que o molho estrague.
  • As quantidades aqui propostas são para quatro pessoas, mas se você gosta de mais molho no macarrão é recomendável colocar uma maior quantidade dos ingredientes.