Como fazer merengue

Como fazer merengue

O merengue (também conhecido como merengue francês) é um creme que se prepara com muito poucos ingredientes: claras de ovo, uma pitada de sal e açúcar, mas que se torna deliciosa. Existem algumas variantes como o merengue italiano preparado com xarope ou o suíço que se prepara em banho maria. Pode preparar merengues ou muitas outras sobremesas, como a tarte de limão e merengue. Não pense mais e siga os passos de umComo.com.br para saber como fazer merengue.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Fazer merengue é muito simples, no entanto é importante ter em conta a técnica para conseguir que o mesmo levante de forma adequada, servindo como decoração para as suas sobremesas.

Para começar, coloque as claras de ovo numa tigela suficientemente grande, uma vez que depois aumentam muito de tamanho. Recomenda-se retirar os ovos da geladeira previamente para que estejam à temperatura ambiente.

2

Bata-as energeticamente junto com o sal até adquirirem consistência, ou seja, ao ponto de neve, usando uma varinha elétrica ou batedeira. Se não tem muito claros os passos a seguir para as aumentar, consulte o nosso artigo sobre como fazer claras em neve.

3

Quando tiver alcançado o ponto desejado, deixe repousar o merengue uns minutos e verifique que não ficam restos de clara sem bater no fundo para evitar que vá abaixo.

4

Adicione o açúcar de confeiteiro pouco a pouco para ficar bem misturado. No caso de utilizar açúcar branco normal, será necessário bater durante mais tempo para que este se dissolva por completo e não fiquem grumos.

5

Depois de ter adicionado todo o açúcar, continue batendo até que a mistura fique brilhante e espumosa. Saberá que o merengue adquiriu a textura ideal quando começarem a formar-se picos duros.

6

Pode adicionar essência de baunilha ou limão para ter mais sabor. Além disso, pode consultar também o nosso artigo sobre como fazer merengue italiano e experimentar esta variante preparada com xarope.

7

Se quiser preparar os conhecidos suspiros, deverá assá-los a um temperatura baixa (100-120ºC) durante pelo menos uma hora e meia. No caso do seu forno permitir, asse-os com a porta do forno entreaberta para secarem mais rapidamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer merengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.