Como fazer manjar de coco

Como fazer manjar de coco
Imagem: kinadofeijaoverde.com.br

Manjar de coco, também conhecido como manjar dos deuses ou manjar branco, é uma daquelas receitas deliciosas que tem cara de avó. Apesar de doce, tem um sabor suave que acompanha muito bem uma calda de ameixas. A sobremesa é fácil de fazer e combina com ocasiões festivas como Natal e Ano Novo ou pode ser servida em almoços de família. Ficou com vontade de aprender? O umCOMO te ensina agora como fazer manjar de coco.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Manjar
  • Calda de ameixa (opcional)
Vai precisar de:
  • Panela
  • Forma de pudim
Passos a seguir:
1

A calda de ameixa dá cor um toque de sabor especial ao manjar de coco, mesmo quem não gosta deveria tentar. Se você escolheu servir o manjar com a calda, o primeiro passo é prepará-la para que ela esteja fria na hora da montagem. Para fazer a calda para o manjar de coco leve uma panela a fogo médio e despeje o açúcar (1 xícara) que estava reservado para essa etapa, deixe derreter.

2

Quando o açúcar já estiver derretido (cuidado para não queimar ou virar caramelo em ponto de bala) adicione 1/2 xícara de água e espere a calda engrossar um pouco.

Imagem: acozinhaeminha.com
3

Então adicione as ameixas, deixe ferver mais um pouco até que fiquem mais macias e a calda fique mais espessa. Quando chegar a esse ponto, apague o fogo e reserve.

Imagem: umboloxadrez.blogspot.com.es
4

É hora de preparar o manjar de coco. Antes de juntar todos os ingredientes, para que Maizena não fique com pelotas você tem duas opções:

  • Passar o amido de milho por uma peneira
  • Usar uma parte do leite reservado ao manjar para misturar bem com a Maizena antes, use um batedor ou um garfo e mexa até que a mistura se dissolva e não deixe bolhinhas.
5

Separe uma panela e misture todos os ingredientes: leite, leite de coco, coco ralado, açúcar e amido de milho. Acenda em fogo baixo.

Imagem: acozinhadacacau.com.br
6

Mexa constantemente a mistura do manjar de coco até que chegue no ponto de um mingau. Quando atingir esse ponto, mexa e deixa cozinhar por mais 5 minutos. Isso evita que o amido de milho fique cru e deixe o manjar dos deuses com gosto de Maizena. Passado o tempo, apague o fogo.

Imagem: megareceitas.com.br
7

Enquanto a mistura para o manjar de coco esfria um pouco, separe uma forma para pudim e molhe com água. Se ela não for de silicone ou antiaderente, unte com óleo.

8

Despeje a mistura do manjar branco pela forma e espalhe para que fique distribuída uniformemente por todo o raio da forma.

9

Leve a forma de pudim com o manjar de coco a geladeira até firmar. Esse tempo pode variar de 2 a 4 horas.

10

Passado o tempo. Com delicadeza use uma faca para desprender as bordas do pudim da forma. Coloque um prato sobre a forma e vire de uma vez para desenformar. Retire a forma e se tudo correu bem seu manjar branco deve estar lindo e inteiro.

11

Se você optou pela calda, ela já deve estar fria. Regue a calda de ameixa sobre o pudim de forma decorativa e disponha as ameixas sobre o topo ou nas laterais. Ficou bonito? Então o seu manjar de coco está pronto para ser servido e apreciado!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer manjar de coco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.