Como fazer lombinho de porco no forno

Como fazer lombinho de porco no forno

O lombinho de porco é uma peça de carne muito tenra que não precisa de muito tempo de preparação e que, além disso, pode ser degustada de muitas formas diferentes. Se for um amante da carne e gostar de desfrutar de todo o seu sabor, anote a receita que lhe vamos explicar neste artigo de umComo.com.br, pois propomos fazer lombinho no forno acompanhado de batatas e de um tempero muito suculento feito com vinho branco, cebola, alho, salsa, azeite de oliva, entre outros ingredientes. Continue lendo e surpreenda todos os seus convidados com um prato simples, mas único.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para começar a fazer esta receita de lombinho no forno é limpar um pouco o lombinho de porco retirando as partes de gordura que possa ter e, em seguida, cortar em porções suficientes para todos os convidados. De seguida, tempere com sal e pimenta preta a gosto, desta forma, ficará bem mais saboroso quando o cozinhar. De qualquer forma, não se preocupe se em um primeiro momento não acertar na quantidade de sal e pimenta preta, já que mais para a frente poderá corrigir e adicionar o que desejar.

2

Reserve a carne cortada para a utilizar mais à frente e prepare agora as batatas que servirão como acompanhamento no prato final. Lave, descasque e corte as batatas em rodelas de meio centímetro de espessura, aproximadamente, tentando que não fiquem muito grossas, já que poderiam não cozinhar completamente. Em uma assadeira própria para o forno, adicione um pouco de azeite de oliva e crie uma cama de batatas colocando as rodelas cortadas de forma a que a base fique toda coberta.

3

Por outro lado, descasque e corte a cebola em juliana, ou seja, em tiras finas e compridas, descasque e pique os dentes de alho e coloque ambos os ingredientes em um recipiente. Neste, adicione também um jato de azeite de oliva, o vinho branco e a salsa bem picada. Esta mistura servirá para temperar o lombinho no forno com batatas e conseguir que a receita fique deliciosa e suculenta. Reserve para mais à frente.

4

O seguinte passo é opcional e só deverá fazê-lo se quiser que o lombinho fique com um toque mais crocante. Consiste em colocar uma frigideira no fogo, adicionar um fio de azeite de oliva e esperar aquecer. Depois de quente, coloque os cortes de lombinho de porco nela e sele-os dos dois lados. É muito importante não exagerar e deixar mais tempo no fogo, já que o objetivo é apenas selar o lombinho de porco e não cozinhá-lo. Como referimos, pode fazer ou não este passo, de modo que se não convencer você ou não contar com muito tempo, pode pular este passo.

5

Quando o lombinho de porco estiver bem selado, coloque na assadeira sobre a cama de batatas e verta em cima a mistura de cebola, alho, azeite, vinho branco, etc., que preparou anteriormente. Tente distribuir de maneira uniforme para que toda a carne fique bem suculenta e saborosa. Agora, se desejar adicionar um pouco mais de pimenta preta ou sal, este é o momento de o fazer.

6

Por último, coloque a assadeira no forno, em altura média, e deixe o lombinho de porco cozinhar a uma temperatura de 180º, com calor por cima e por baixo. Com 15 ou 20 minutos de cozimento será suficiente, por isso passado este tempo pode verificar se seu lombinho de porco no forno com batatas está pronto. Quando for servir, aconselhamos que aproveite o óleo e o suco que ficou na assadeira e verta em cima do lombinho de porco. Bom apetite!

7

Com esta receita, conseguirá preparar um lombinho de porco com batatas no forno de comer e chorar por mais, mas se quiser dar um toque diferente a esta peça de carne em outras ocasiões, a nossa recomendação é que o cozinhe acompanhado de algum molho que gostar. São muitas as opções que existem, mas, sem dúvida, os que mais combinam com este tipo de carne são o de pimenta, de queijo e cebola, de laranja ou de mel e mostarda, entre outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lombinho de porco no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.