Como fazer licor de maracujá

Como fazer licor de maracujá

O licor de maracujá é, dos licores, o mais conhecido e bebido no brasil, além disso, é muito fácil fazê-lo; sem contar todos os benefícios nutricionais do maracujá, como a sua riqueza em vitaminas A, complexo B e C, fibras, cálcio, sais minerais e fósforo. E como no licor utilizamos a fruta com a casca, ainda contamos com nutrientes como o ferro, cálcio, pectina, fósforo e niacina, sendo ótimo para pessoas com diabetes, pois diminui o mal colesterol. Para saber mais leia quais são os benefícios do maracujá.

Enfim, estas são apenas informações nutricionais, mas sabemos que um bom licor não é feito de vitaminas, etc. Primeiro você precisa saber como fazer licor de maracujá, e em umComo, te ensinamos como, confira!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por lavar os maracujás e cortá-los ao meio para tirar o miolo e algumas sementes. Não precisa tirar todas, tire apenas o excesso. Separe o que restar.

2

Junte, numa vasilha, a polpa do maracujá e amasse-a com um garfo até obter uma mistura meio pastosa da fruta.

3

Agora misture o maracujá com o álcool num pote de vidro, depois disso, feche bem e deixe o pote num local escuro. A mistura não pode entrar em contato com a luz, se preferir, envolva o vidro num papel alumínio, ou faça como antigamente e enterre-o.

4

A mistura deve permanecer neste estado de maceração durante duas semanas ou quinze dias, lembrando que ela não pode entrar em contato com a luz. No entanto, você deve agitá-lo uma ou duas vezes por dia, isso ajuda na fermentação.

5

Após o período, coe a mistura com um coador de café ou um pano limpo, para outro recipiente. Deixe este novo recipiente guardado enquanto se faz a calda. Junte a mistura e a calda no mesmo dia em que retirar a mistura do processo de maceração.

6

Para fazer a calda do licor de maracujá, você precisará colocar todo o açúcar numa panela já com a água. Levá-los ao fogo médio/brando durante cerca de 15 minutos, ou até que o açúcar e a água já tenham se tornado uma calda. Não deixe de mexer, o açúcar não deve chegar ao ponto de queimar. Você saberá que está no ponto quando levantar a colher e uma fina camada quase caramelizada escorrer dela de volta para a panela. Retire então do fogo e deixe a mistura esfriar naturalmente.

7

Agora, pegue a mistura de maracujá que foi macerada durante quinze dias e despeje sobre a calda que você acabou de fazer, misture bem, isto é essencial para fazer um bom licor de maracujá. Depois que obter uma mistura moderadamente homogênea, deixe esfriar naturalmente. Neste período, a mistura também irá decantar, portanto, não coloque no congelador ou geladeira.

8

Agora, coe com um coador de café, de papel, para retirar qualquer impureza que tenha restado na mistura e engarrafe-a. Escolha garrafas escuras ou mesmo potes que devem ficar em locais escuros. É importante que o seu licor não esteja em contato com a luz ou o calor, até ser definitivamente servido. Lembrando que esta mistura deve ficar no mínimo 30 dias parada para apurar o sabor do seu licor. Depois, você pode servi-lo naturalmente. Veja também, em nosso site, artigo sobre:

  • Como fazer licor de abacaxi
  • Como fazer licor de jenipapo
  • Como fazer licor de chocolate
  • Como fazer licor de menta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Você pode acrescentar algumas ervas ou sementes variadas na fabricação do licor para obter sabores mais variados. Alguns exemplos podem ser: folhas de hortelã, raspas de amêndoas, gotas de baunilha, etc., use a sua criatividade!