Como fazer licor de abacaxi

Como fazer licor de abacaxi

O abacaxi é conhecido por ser uma fruta, digamos, exótica, que possui suas origens em terras brasileiras, e ser rico em vitaminas A, complexo B e vitamina C. Além disso, também é rico em magnésio e cálcio, elementos essenciais para a saúde do corpo humano. Para saber mais, leia quais são os benefícios do abacaxi.

Pode ser utilizado para diversos fins, neste artigo, ensinaremos como fazer licor de abacaxi, de forma simples e com pouco tempo de maturação.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer licor de abacaxi é descascar as frutas e retirar os seus miolos. Corte-as em rodelas da grossura de mais ou menos um dedo ou em cubinhos, para mais fácil manuseio.

2

Coloque os cubinhos ou rodelas do abacaxi numa panela com os 500 ml de água e deixe ferver. O ponto ideal de fervura é quando der para se espremer a fruta; quando a sua polpa se tornar mais "mole".

3

Quando a mistura estiver no ponto, acrescente o açúcar e abaixe levemente o fogo, que deve ficar brando, e mexa com uma colher de pau. Você deve mexer até que a mistura engrosse e vire uma calda um pouco mais grossa; neste ponto, desligue o fogo.

4

Deixe a panela esfriar naturalmente, quando estiver morna, acrescente o álcool e misture muito bem, depois, deixe a mistura esfriar totalmente, até a temperatura ambiente. A mistura deve esfriar naturalmente, de preferência, com a panela destampada mas coberta por um pano, para evitar o contato direto com a luz.

5

O vidro deve permanecer num local seco e escuro, longe da influência da luz ou do calor. Agite-o duas vezes por dia, uma de manhã e outra no início da noite. No último dia de maturação, não mexa-o, desta forma as impurezas vão se concentrar no fundo, para facilitar o trabalho de eliminá-las, posteriormente.

6

Agora filtre o licor obtido no pote com um coador de pano, o mesmo que utilizamos para o café, por exemplo, e engarrafe-o. As garrafas devem ser escuras para evitar o contato com a luz, o que pode afetar a qualidade do licor de abacaxi, ou, apenas guarde as garrafas num local escuro. Você pode servir o licor de abacaxi em temperatura natural ou gelada, depois de ao menos três dias na garrafa (isso ajuda a encorpar o licor). Veja também, em nosso site, artigos sobre:

  • Como fazer licor de maracujá
  • Como fazer licor de jenipapo
  • Como fazer licor de chocolate
  • Como fazer licor de menta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer licor de abacaxi, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • A validade dos licores feitos dessa maneira, por processo de maturação, lento, é de três à cinco anos, caso você pretenda fazer uso comercial do licor de abacaxi. Para uso próprio, a validade é indeterminada.