Como fazer legumes salteados

Como fazer legumes salteados

Um prato saudável, nutritivo e cheio de sabor é o que propomos a você de seguida: um delicioso salteado de legumes. Trata-se de uma receita perfeita tanto para servir de acompanhamento de carnes ou peixes, bem como para poder misturar com arroz e massas, mas também, graças ao seu alto teor nutritivo, pode comê-lo como prato único na hora do jantar, momento no qual o corpo não precisa de calorias a mais. É uma opção perfeita tanto para veganos como para vegetarianos, bem como para as pessoas que querem desfrutar de uma dieta saudável e com poucas calorias. Neste artigo de umComo vamos contar como fazer legumes salteados passo a passo e, assim, poderá saborear este delicioso prato em sua casa.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer os legumes salteados, comece por limpar todos os ingredientes que vai cozinhar para extrair qualquer resto de terra ou produto químico que possa conter. Depois corte-os e, no caso dos pimentões, da abobrinha, da berinjela e da cebola, a melhor forma de o fazer é cortá-los em tiras para que se integrem todos os sabores. Reserve.

2

De seguida, pegue nos aspargos trigueiros e corte a parte inferior, que está mais endurecida, e deixe apenas a zona do talo que está preparada para consumir. A alcachofra deverá ser cortada tirando todas as camadas mais endurecidas e deixando apenas as mais macias, depois, corte-a em quatro partes para que possa se integrar com o sabor dos outros ingredientes. Reserve.

Para terminar com a preparação dos legumes, tem que lavar os champignons e, se os comprar inteiros, deverá fatiá-los para que seu sabor possa se integrar com os restantes ingredientes.

3

Uma vez que tenha todos os legumes limpos e cortados, é o momento de jogar um pouco de azeite em uma frigideira e, quando estiver quente, ir colocando os vegetais para que vão cozinhando. Mas atenção: não é o mesmo tempo de cozimento que precisam os aspargos que os champignons, por exemplo, assim, deverá colocá-los seguindo esta ordem:

  • Comece com os aspargos que são mais lentos de cozinhar.
  • Aos 5 minutos, adicione as alcachofras e os pimentões. Salteie e mexa para que os sabores se integrem.
  • Aos 2 minutos coloque a abobrinha e a berinjela, voltando a mexer para que os sabores se integrem entre eles.
  • Quando vir que estes vegetais começam a estar prontos, cozinhe então os cogumelos e a cebola que são os que demoram menos a cozinhar.
4

Deve ir mexendo o tempo todo os vegetais para que não grudem e também não queimem. Tire do fogo quando já estiverem prontos, para comprovar, será suficiente espetar com um garfo e ver se já estão prontos; se estiverem um pouco crus, deixe-os mais tempo para que estejam perfeitos. No geral, deve saber que os legumes salteados costumam demorar a fazer no fogo uns 15 minutos, no máximo.

5

E pronto! Agora já pode saborear um prato delicioso que é ideal para consumir durante a noite ou, se preferir, misturado com outros produtos como, por exemplo, coxa de frango ao forno, arroz integral ou um prato de espaguete. Desfrute de um prato saudável em um abrir e fechar de olhos.

Em umComo contamos a você como fazer legumes salteados com carne!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer legumes salteados, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.