Como fazer gengibre em conserva

Como fazer gengibre em conserva

Gostaria de aprender a fazer conserva de gengibre? Essa é uma receita simples muito comum na cozinha oriental, onde é chamada de "gari". Podemos encontrar conserva de gengibre acompanhando pratos de sushi para estimular a digestão e limpar o paladar entre os diferentes peixes. Além disso, o gengibre ajuda a reduzir o colesterol, diminuir inflamações e aumentar a imunidade. Para saber como preparar a raiz milagrosa em conserva e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde, continue lendo essa receita do umComo e descubra como fazer gengibre em conserva.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer conserva gengibre, comece por lavar bem a raiz. Usando um descascador de legumes ou uma faca bem afiada, remova toda a pele.

Dica: Se a pele do gengibre for fininha, pode usar uma colher para a remover.

2

Use um ralador para cortar o gengibre em fatias bem finas. Caso não tenha um, uma boa faca e muita paciência produzem o mesmo resultado.

3

Coloque o gengibre em uma peneira e junte uma colher (de sopa) de sal grosso. Misture tudo muito bem e deixe descansar por cerca de uma hora. O sal desidrata o gengibre sem o salgar demasiado.

4

Depois de esperar uma hora, use uma tolha de papel para secar o gengibre em pequenas porções. Quando terminar, coloque o gengibre em um recipiente pequeno, de preferência de vidro e que possa ser tampado.

5

Coloque o vinagre de arroz e o açúcar em uma panela e leve ao fogo até dissolver tudo, sem ferver. Quando estiver bem líquido, despeje o xarope ainda quente sobre o gengibre.

Nota: Ao juntar a mistura de açúcar e vinagre, o gengibre pode ganhar um tom rosado. Isso é normal e algumas pessoas juntam até corante para o deixar ainda mais colorido.

6

Deixe a mistura esfriar e leve à geladeira por 24 horas. Se preferir um sabor mais suave, deixe a conserva de gengibre na geladeira por mais tempo.

7

O seu gengibre em conserva está pronto a comer!

Dica: Para servir, escorra o gengibre contra o interior do recipiente de forma a remover o excesso de molho. Também pode lavá-lo antes de o consumir.

8

Recomendações

  • Use o gengibre de conserva em sucos, saladas, chás ou como acompanhamento.
  • Deixando-o tampado na geladeira, o gengibre em conserva pode durar entre 3 e 6 meses.
  • Caso o gengibre em conserva e mude de cor ou de sabor, já não deve ser consumido.
9

Agora que já sabe como fazer gengibre em conserva, dê uma olhada técnicas de preparação em conserva:

Como fazer alho em conserva

Como fazer pepino em conserva

Como esterilizar os frascos para conservas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gengibre em conserva, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.