Como fazer gelatina de laranja

Como fazer gelatina de laranja

A gelatina é uma sobremesa muito refrescante que pode ser servida após um almoço ou jantar abundantes, bem como em cafés da manhã e lanches especiais. Além disso, também é um perfeito complemento para muitos de nossas tortas e bolos, oferecendo um toque de sabor diferente e um brilho particular. Nesta receita de umComo mostramos a você, especificamente, como fazer gelatina de laranja, ideal para se beneficiar do elevado teor de vitamina C que proporciona esta apreciada fruta cítrica.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

A elaboração da gelatina de laranja caseira é muito simples. O primeiro passo é extrair o suco natural de todas as laranjas, e para isso só tem que partir as laranjas ao meio e apertar cada uma delas usando um espremedor manual ou elétrico, o que dispuser em casa. Em seguida, é conveniente coar o suco de laranja para retirar todos os restos de polpa e obter um líquido completamente liso e suave.

2

Uma vez obtido o suco de laranja, verta-o em uma panela e coloque no fogo para que comece a esquentar. Acrescente a quantidade de açúcar indicada e mexa para que se desfaça por completo. Deve esquentar a mistura mas tendo em conta que em nenhum momento deve chegar a ferver. Passados uns minutos, apague o fogo e deixe que a mistura repouse para utilizar mais adiante.

3

A gelatina pode ser adquirida em pó ou em lâminas, e neste último caso será necessário hidratá-las. Para fazê-lo, tem que colocar as lâminas de gelatina em um recipiente cheio de água fria e deixar que se empapem e amaciem por uns dois minutos aproximadamente.

4

Passado esse tempo, vá adicionando uma por uma as lâminas de gelatina na panela onde reservou a mistura de suco de laranja e açúcar, situe o fogo a uma temperatura muito baixa e mexa todos os ingredientes para que se integrem bem e as folhas de gelatina se desfaçam por completo.

5

Por último, verta a mistura em um recipiente de vidro que seja bastante grande e plano ou em jarros altos para que a gelatina de laranja obtenha a espessura adequada e você possa cortar as porções do tamanho que quiser, uma vez pronta. Deverá introduzir o recipiente com a gelatina na geladeira durante 2 ou 3 horas (ou até a hora de consumir) para que adquira a consistência adequada. É importante que antes de colocar a gelatina no recipiente ou jarro, estes tenham sido esterilizados previamente, assim poderá conservá-la em perfeitas condições.

6

Se gostou desta receita, então recomendamos a você que dê uma olhada nos seguintes artigos nos quais pode ver como fazer gelatina de diferentes sabores:

  • Como fazer gelatina colorida
  • Como fazer gelatina de morango
  • Como fazer gelatina com leite condensado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gelatina de laranja, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.