Como fazer frango ensopado com batata

Como fazer frango ensopado com batata

Esta receita de frango ensopado com batata é de preparo superfácil, além de econômica e deliciosa. É perfeita, também, para quem está aprendendo a cozinhar, para amantes da culinária caseira e todos aqueles que procuram por uma opção rápida e barata. Basta abrir a geladeira e usar os vegetais que estiverem à sua disposição, pois praticamente todos eles casam bem com o frango. Não se esqueça, apenas, do tomate ou molho de tomate já pronto, indispensável para o preparo.

Clássico da culinária “de verdade”, este prato vai encantar você, seja pelo aroma ou pelo sabor. Aprenda como fazer frango ensopado com batata aqui no umCOMO, por meio de uma técnica que vai deixar a refeição ainda melhor.

2 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Para o molho
  • Para o ensopado
Passos a seguir:
1

Escolha as peças de frango mais adequadas para a receita. Prefira coxas ou sobrecoxas, pois ficam mais saborosos nas receitas de ensopado de frango. Por outro lado, as asinhas também funcionam, mas não possuem muita carne. Não recomendamos que você use peito, pois ele fica mais seco quando cozido por longos períodos.

2

Descongele as peças. Transfira as peças do freezer para a geladeira e deixe-as descansar durante a noite. Procure colocá-las em cima de uma tigela e segurá-las sobre uma tábua, para que a água do degelo caia ali, sem entrar em contato com os pedaços de frango. O tempo para descongelar o frango varia de acordo com o peso da carne: ½ quilo de frango leva 24 horas, enquanto que ¼ leva 12 horas.

3

Remova quaisquer penas que possam ter ficado no frango. Você pode fazer isso com auxílio de uma pinça ou queimando os pedaços no fogão (superficialmente, apenas), para eliminar as penas com mais facilidade. Lave bem os pedaços de frango e deixe secar. Segure-os um a um sob a torneira, colocando o jato de água mais forte.

4

Corte as coxas. Se você optou por usar essa parte do frango, corte bem na área que divide a parte superior (a coxa) da parte inferior. Recomendamos que você use uma tábua de madeira exclusivamente para cortar o frango, evitando assim a possibilidade de contaminação cruzada.

Escolha se deseja ou não deixar a pele do frango. É questão de gosto, mas nesse caso, como vamos deglaçar o caldo, recomendamos que você deixe para obter mais sabor. Se quiser, você pode tirar a pele mais tarde.

5

Limpe a área de trabalho assim que terminar de manusear o frango. Descasque e corte as batatas em cubos. Lave-as e seque-as primeiro. Depois de picadas, mergulhe-as em uma tigela com água e reserve. A água evita que a batata escureça.

6

Aqueça uma panela ou frigideira. Quando estiver pronta, adicione óleo suficiente (para cobrir o fundo da panela) e espere esquentar também.

Adicione os pedaços de frango. Deixe dourar em ambos os lados. Nesse caso, o que nos interessa é conservar o queimadinho que fica no fundo da panela. Depois de obtê-lo retire o frango pré-cozido e reserve.

7

Prepare um molho com os legumes e o frango queimadinho. Adicione na mesma panela: cenoura, pimentão, cebola, alho ou outros vegetais que você preferir para fazer o ensopado de frango com batata. Mexa os ingredientes até dourar, com auxílio de uma colher de pau.

8

Faça o processo de deglaçagem. Coloque os vegetais de lado, e deixe que o queimadinho no fundo da panela fique descoberto. Adicione ½ xícara de água e raspe. Observe como o líquido vai tomando uma coloração amarelada ou âmbar. Depois, junte o restante dos ingredientes e misture tudo novamente. Esse é o truque de mestre que prometemos para você saber como preparar um frango ensopado com batata delicioso.

9

Incorpore o molho de soja ou um tablete de caldo à receita. Alguns chefs recomendam o uso do caldo para preparar as batatas ensopadas com frango. Se você não gosta ou não acha saudável, vale substituí-lo pelo molho de soja.

10

Adicione o molho de tomate. Mexa até que ele se integre com o restante da receita. Se preferir, você pode também usar tomates frescos.

11

Adicione as peças de frango reservadas. Agora sim, você pode tirar a pele se preferir, pois ela já foi aproveitada para fazer a deglaçagem do frango ensopado com batata.

12

Adicione os pedaços de batata e 1 xícara da água proveniente do molho. O amido das batatas que fica na água dá mais consistência ao ensopado.

13

Adicione sal e pimenta a gosto. Se você tiver um moedor, pode moer um pouco de pimenta fresca e sal grosso.

14

Espere entre 30 e 40 minutos, ou até que todos os ingredientes estejam cozidos. Use fogo baixo e tampe a panela. O ensopado estará pronto quando a carne ficar bem cozida e a batata macia.

15

Sirva o prato com algum acompanhamento. Para complementar, você pode acompanhar com purê de couve-flor, salada de vegetais ou arroz branco. Sem dúvidas, fazer ensopado de frango com batata te proporciona uma refeição rápida mas satisfatória, ideal para o almoço ou jantar.

16

Variações para essa receita: aqui te deixamos com algumas propostas interessantes para a receita de frango com batatas, nas quais a maioria dos ingredientes permanece a mesma, mas com algumas pequenas alterações:

  • Frango ensopado com cogumelos: adicione 150 gramas de cogumelos frescos. Limpe-os bem, seque-os e corte-os em rodelas.
  • Frango ensopado com maçãs: adicione 1 maçã, cortada em lâminas.
  • Frango ensopado com páprica: substitua o molho inglês ou caldo de galinha por 2 colheres de sopa de páprica (doce, picante ou ambas).
  • Frango ensopado com canela: elimine do molho apenas o pimentão e as cenouras. Ao incorporar o molho de tomate, adicione o louro, canela e mel (opcional). Acompanhe com uma guarnição de frutas (3 ameixas, 2 pêssegos e duas bananas) douradas na manteiga. Use conhaque para deglaçar.

Para mais ideias, te deixamos aqui com mais receitas de frango fáceis que você pode preparar quando não souber o que cozinhar:

  • Frango ao molho barbecue
  • Frango com mel
  • Frango teriyaki

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer frango ensopado com batata, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Você pode adicionar 1-2 folhas de louro ao molho.
  • O corte brunoise consiste em cortar o vegetal em pequenos cubos (2 a 3 mm de cada lado).
  • Cada peça de frango serve uma pessoa.
  • Você pode preparar a receita combinando coxas e asas.
  • A parte do frango com mais gordura é a pele.
  • Ao tirar a gordura você pode substituir a água por vinho, conhaque, vinho branco ou um caldo.
  • Você pode suavizar a acidez natural do tomate com 1 ameixa ou 1 figo.
  • Sempre lave as mãos antes e depois de manusear o frango cru.