Partilhar

Como fazer fondant sem marshmallows

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer fondant sem marshmallows

O fondant é uma massa de açúcar que ficou muito na moda no mundo da confeitaria para decorar bolos, cupcakes, bolachas, e fazer figuras inimagináveis. Sua elasticidade e versatilidade para criar qualquer forma tem possibilitado criar as sobremesas mais criativas e originais do momento. A forma mais simples de elaborá-la é com marshmallows mas não é a única. Se prefere preparar um fondant caseiro com outros ingredientes porque não dispõe de marshmallows, pode substituí-los por glicose e glicerina líquidas. Ambas as receitas são simples, o problema reside em encontrar estes dois ingredientes, pois são os mais complicados de ter em casa. Deverá procurá-los em lojas especializadas de confeitaria. Se você gosta de mudar de receita e quer aprender como fazer fondant sem marshmallows, use os ingredientes a seguir e continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer fondant caseiro com marshmallows
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Antes de começar a elaborar o fondant caseiro, você deve ter todos os ingredientes preparados. Se tiver um medidor de colheres para cozinha, as quantidades equivalem a: 5 colheres de água, 1 de glicose bem cheia, 1 rasa de glicerina, 1 rasa de essência e outra rasa também de manteiga. Se não tiver um medidor, utilize uma colher de sopa e acrescente meia colher de sopa a mais para cada ingrediente. Quanto à essência, simplesmente é para dar sabor ao fondant de modo que pode ser de baunilha, limão, morango, etc., o que importa é que seja incolor para que a massa fique branca.

2

Para começar a preparar o fondant sem marshmallows, você deve colocar a gelatina em pó pouco a pouco na água para que hidrate bem e forme coágulos. Deixe-a alguns segundos e quando os coágulos estiverem formados, esquente a mistura em banho maria até que dissolva, e sem deixar de mexer. Depois disso, acrescente a glicose e continue mexendo.

Como fazer fondant sem marshmallows - Passo 2
Imagem: gelatinasydulces.com
3

Faremos quase toda a preparação em banho maria, e a fogo lento se é a primeira vez que o fazemos, por isso precisará de um recipiente com capacidade suficiente. Quando a glicose tiver dissolvido acrescente a glicerina, lembre-se de que não deve parar de mexer. Quando ela já tiver integrado, acrescente a manteiga. Verá que os ingredientes não demoram nada para dissolver, porque este é um processo rápido.

Como fazer fondant sem marshmallows - Passo 3
Imagem: misprofiterolesyyo.com
4

Agora, coloque a essência e continue mexendo. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, retire o recipiente do banho maria e comece a acrescentar o açúcar de confeiteiro pouco a pouco. É recomendável que o açúcar seja industrial já que o caseiro tende a granular um pouco a massa fondant, mas se quer fazê-lo, de qualquer forma, aqui tem uma receita muito simples. Não precisa acrescentar todo o açúcar, se pensa guardar o fondant para utilizar em outro momento acrescente só metade (a outra metade guarde para quando for utilizá-lo). Se decide fazer isso, tampe-o com papel filme sem deixar nada descoberto e guarde-o na geladeira.

Como fazer fondant sem marshmallows - Passo 4
Imagem: lickthatpoon.com
5

Quando a massa começar a ganhar consistência, você pode misturar com as mãos, pois será mais fácil. Cubra as mãos e o lugar de trabalho com açúcar de confeiteiro e comece a amassar. O fondant caseiro estará pronto quando deixar de colar. Então pode utilizá-lo para cobrir um bolo ou decorar o que quiser.

Como fazer fondant sem marshmallows - Passo 5
Imagem: bekicookscakeblog.com
6

Se tiver acrescentado todo o açúcar e pensa utilizar um pouco de fondant e guardar o resto não o deixe na geladeira. O fondant feito com marshmallows pode ser conservado na geladeira mas este não, já que endurece muito e deveria esquentá-lo no micro-ondas vários minutos. O melhor é fazer uma bola, tampá-la com papel filme e guardar em um recipiente hermético ou qualquer recipiente fechado e deixar em algum lugar fresco.

Como fazer fondant sem marshmallows - Passo 6
Imagem: foodwhirl.com
7

E se quer que seu fondant seja colorido, aconselhamos que acrescente uma gota, ou ao seu gosto em função do tom que deseja, de corante líquido à água (antes de acrescentar a gelatina). Desta forma, será bem mais fácil colorir toda a massa, já que desde o princípio obterá a cor de sua preferência. Agora já pode decorar suas sobremesas de confeitaria com as formas, cores e figuras que deseja.

Como fazer fondant sem marshmallows - Passo 7
Imagem: madefrompinterest.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fondant sem marshmallows, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer fondant sem marshmallows

O que você achou da receita?

Como fazer fondant sem marshmallows
Imagem: gelatinasydulces.com
Imagem: misprofiterolesyyo.com
Imagem: lickthatpoon.com
Imagem: bekicookscakeblog.com
Imagem: foodwhirl.com
Imagem: madefrompinterest.net
1 de 7
Como fazer fondant sem marshmallows

Voltar ao topo da página