Como fazer folar de Páscoa

Como fazer folar de Páscoa
Imagem: docesregionais.com

O folar é considerado o pão tradicional da Páscoa em Portugal. Durante as festividades cristãs da Páscoa, é tradição as madrinhas darem aos seus afilhados um folar no domingo de Páscoa como forma de retribuição ao ramo de violetas. O folar é feito à base de ovos, farinha, sal e água, mas consoante a região de Portugal a sua forma de confecção pode modificar. Além disso, o folar é conhecido por levar em cima um ovo cozido com casca. Se está procurando como fazer folar de Páscoa, neste artigo de umComo mostramos para você.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer o seu folar de Páscoa, comece por aquecer o leite até ficar morno. De seguida, em um recipiente desfaça o fermento no leite e adicione o açúcar, a manteiga, 3 ovos, o suco da laranja, a canela, a erva doce e uma pitada de sal fino. Misture tudo muito bem com as varinhas em espiral. Após todos os ingredientes estarem bem misturados, deverá colocar um pano por cima do recipiente e deixar levedar por cerca de 1 hora e meia e 2 em um local quente para dobrar de volume.

2

Após esse tempo, deverá polvilhar uma bancada limpa com farinha e colocar a massa sobre a bancada. Polvilhe a massa também com a farinha e amasse bem até deixar de colar às mãos. Caso seja necessário, adicione mais farinha à massa.

3

Forme uma bola com a massa e retire cerca de um terço para fazer a decoração do folar. Agora pegue em um tabuleiro apto para o forno, unte com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a parte maior da massa no tabuleiro e achate ligeiramente a massa com a mão.

Imagem: cozinharcomjoao.blogspot.pt
4

Coza 3 ovos, deixe-os esfriarem um pouco e coloque-os mesmo no centro da massa do folar, sem os descascar. Achate-os bem para ficarem bem presos à massa. Bata um ovo e pincele a massa com o ovo batido.

5

Agora pegue na massa restante, amasse-a novamente e faça rolinhos finos com ela. Em cima de cada ovo coloque dois rolinhos em forma de cruz, como mostra a imagem.

Imagem: confrariadobaraodegourmandise.blogspot.pt
6

Pincele novamente a massa com o restante ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por entre 45 e 55 minutos. Após esse tempo, retire do forno o folar e se desejar pincele com geleia.

Imagem: pitadaindiscreta.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer folar de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.