Partilhar

Como fazer flan de chocolate

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer flan de chocolate
Imagem: gastronomiaycia.com

O pudim flan é uma das sobremesas caseiras mais comuns e fáceis de preparar. Sua variedade em receitas permite-nos realizar vários tipos de flans de sabores diferentes, inovar e ir mudando de maneira a que seja sempre inovado e diferente. É possível preparar flan de café, de queijo, de leite condensado ou de chocolate. Este último, também é ideal para as crianças, pois costumam adorar chocolate. Se quer fazer um flan de que todos gostem, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer flan de chocolate.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer flan de baunilha
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar o flan de chocolate caseiro deverá cortar o chocolate em pedaços. Se não quer dar tanta intensidade ao sabor, pode diminuir a quantidade para aproximadamente 160 g, ou utilizar chocolate com leite. Se você gosta da última opção, tenha em conta que deverá baixar um pouco a quantidade de leite. Agora pré-aqueça o forno a 170ºC.

Como fazer flan de chocolate - Passo 1
2

Depois, coloque-o em uma panela junto com o leite e metade do açúcar. Esquente-o em fogo lento e mexa de vez em quando para que se desfaça bem e não grude nem queime. Coloque o chocolate cortado para derreter mais facilmente, mas não é necessário que corte pedaços muito pequenos.

Como fazer flan de chocolate - Passo 2
Imagem: elrincondelospostres.com
3

Enquanto o chocolate derrete, em um recipiente separado coloque os ovos e o resto do açúcar e bata tudo. Para conseguir uma textura ainda melhor, faça o seguinte: pegue só as gemas de 2 dos ovos. Bata até conseguir uma mistura espumosa.

Como fazer flan de chocolate - Passo 3
Imagem: elmonstruodelasgalletas.com
4

Agora, prepare o caramelo do flan de chocolate. Para isso, em outra panela, coloque o açúcar e um pouco de água. Esquente em fogo lento e sem deixar de mexer até conseguir a textura e cor ideais. Neste artigo, poderá ver mais detalhes para fazer caramelo. Em seguida, coloque em uma forma para flan ou forminhas pequenas se quiser fazer flans individuais. Unte também as bordas da forma com o caramelo.

Como fazer flan de chocolate - Passo 4
Imagem: depostres.com
5

Quando a mistura de chocolate e leite começar a ferver e todos os ingredientes estiverem bem fundidos e integrados, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Não deixe de mexer para evitar que a textura se torne mais sólida.

Como fazer flan de chocolate - Passo 5
Imagem: valor.es
6

Quando tiver esfriado um pouco, acrescente a mistura ao recipiente onde bateu os ovos e o açúcar e misture tudo bem. Depois, verta a mistura nas formas e leve ao forno durante 45 minutos, aproximadamente. Para saber se o flan de chocolate está pronto, faça a prova do palito (coloque o palito no flan e se ele sair limpo, o flan está pronto).

Como fazer flan de chocolate - Passo 6
Imagem: laabuelagoita.com
7

Você já tem o flan de chocolate caseiro pronto para servir! Para torná-lo mais apetitoso e bonito, decore-o com morangos cortados, xarope de chocolate, um pouco de creme de leite fresco ou complemente-o com molho de frutas vermelhas.

Como fazer flan de chocolate - Passo 7
Imagem: tuspostrescaseros.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer flan de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer flan de chocolate

O que você achou da receita?

Como fazer flan de chocolate
Imagem: gastronomiaycia.com
Imagem: elrincondelospostres.com
Imagem: elmonstruodelasgalletas.com
Imagem: depostres.com
Imagem: valor.es
Imagem: laabuelagoita.com
Imagem: tuspostrescaseros.com
1 de 8
Como fazer flan de chocolate

Voltar ao topo da página