Como fazer feijoada vegetariana

Como fazer feijoada vegetariana
Imagem: prabhata.org

Se tem uma receita que representa o Brasil, podemos dizer que a feijoada é uma delas. A combinação do feijão preto com carne de porco e acompanhamentos indispensáveis é ícone na nossa culinária.

Apesar de a receita tradicional pedir a carne de porco, algumas substituições podem ser feitas e manter o sabor em versões lights ou vegetarianas. Até sem carne a feijoada é um prato com bom índice de proteína, o que a torna uma pedida ideal e saborosa para vegetarianos.

Além dos índices proteicos do feijão, ingredientes usados na feijoada vegetariana como berinjela, cenoura , vagem e pimentão, fazem dessa uma opção de feijoada mais saudável e com mais nutrientes.

Ficou com vontade? Siga a receita do umCOMO e aprenda como fazer feijoada vegetariana.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
  • Opcionais
Vai precisar de:
  • Panela de pressão
  • Panela grande
Passos a seguir:
1

No dia anterior da preparação da feijoada vegetariana, deixei o feijão preto de molho por pelo menos 8 horas.

2

Então, com a própria água do molho e as folhas de louro, cozinhe o feijão em uma panela de pressão por 30 minutos após o botão da pressão começar a girar.

3

Enquanto isso, frite a cebola e o alho no óleo em uma panela grande. Adicione então todos os legumes e os pimentões junto com o caldo de carne e deixe refogar. Se estiver muito seco, acrescente 1/2 xícara de água.

Veja também: Como temperar feijão - Todos os tipos!

4

Prove os legumes e vegetais, quando eles já estiverem ''al dente'' junte com o feijão cozido nessa mesma panela grande. Se você optou por adicionar salsicha vegetariana e proteína de soja desidratada esse é o momento de adicioná-las ao feijão.

Se for adicionar os ingredientes opcionais, corte em tamanhos que estariam as carnes em uma feijoada tradicional.

5

Adicione sal a gosto e deixe cozinhar por pelo menos 5 minutos para que o tempero se incorpore aos alimentos. Se o caldo secar, adicione água aos poucos para não deixar aguado.

6

Desligue o fogo. Se você vai colocar o queijo adicione o queijo provolone antes de servir e mexa um pouco.

7

Está pronta a sua feijoada vegetariana! Para que a refeição seja completa os acompanhamentos são indispensáveis. Sirva com arroz branco, farofa, vinagrete, couve refogada e, para quem não dispensa, laranja picada e mandioca frita!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer feijoada vegetariana, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.