Como fazer esfiha fechada

Como fazer esfiha fechada
Imagem: kibelanche.com.br

A esfiha, também chamada de esfirra, é um tipo de empada ou torta assada que tem origem no médio oriente, mais precisamente no Líbano e na Síria. Existe na versão fechada e aberta, com a diferença de que uma leva mais massa que outra, sendo que a esfiha aberta tem o seu recheio visível. É um prato popular em comemorações de datas e eventos, como aniversários, pois é uma entrada fácil de fazer e que agrada a todos. Chegou até ao Brasil pela mão de emigrantes árabes e desde então fez o maior sucesso. Se você pretende saber como fazer esfiha fechada, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar comece por preparar a massa. Faça isso dissolvendo o fermento no açúcar em uma vasilha. Em seguida adicione o sal, a água morna e a manteiga, mexendo bem. Por último junte a farinha aos poucos e mexa até conseguir uma consistência de massa.

Imagem: lulugastronomica.wordpress.com
2

Verta a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove-a de forma a ficar lisa e homogênea. Após isso, deixe descansar a massa por 20 minutos.

Imagem: menuaquarela.wordpress.com
3

Enquanto deixa a massa descansar, prepare o recheio. Para isso simplesmente misture todos os outros ingredientes (com exceção da gema de ovo) em uma vasilha e misture bem. Se preferir, junte todos no liquidificador e triture.

Imagem: jafizz.blogspot.pt
4

Se vir que o recheio ficou meio líquido, coe-o em uma peneira de forma a retirar o líquido. Isso é importante para que a esfiha coza corretamente no forno.

Imagem: frangocombanana.com
5

Agora volte à massa: peque pequenas porções e estenda-as com o rolo da massa. Separe pequenos círculos com um cortador redondo ou um copo de bocal bastante largo.

Imagem: receitas.ig.com.br
6

Pegue num dos pedaços da massa e coloque algum do recheio preparado anteriormente. Feche a massa dando origem a um formato triangular. Passe a gema de ovo por cima.

Imagem: escrevendoabobrinhas.com
7

Coloque as esfihas cruas no forno preaquecido a 180º e durante 25 minutos.

Imagem: wilmafestas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer esfiha fechada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.