Como fazer Cupulate, chocolate de cupuaçu

Como fazer Cupulate, chocolate de cupuaçu
Imagem: paramazonia.com.br

O Cupulate é um alimento com a mesma textura e gosto, mas com maior quantidade de nutrientes, que o chocolate. Mas enquanto o chocolate é feito de cacau (Theobroma cacao) o Cupulate é feito de cupuaçu (Theobroma grandiflorum), fruta que também é típica da floresta Amazônica.

Entre as vantagens do cupulate para com o chocolate nós temos a sua maior resistência à temperatura (sua gordura suporta até 2 graus a mais), fazendo com que seja mais difícil derretê-lo; é mais saudável e não requere a adição de flavonoides e aromatizantes na sua confecção; o cupuaçu é mais barato, pois as suas sementes não possuem cotação comercial, embora ela tenha uso medicinal. Para saber mais, leia nosso artigo sobre os benefícios do cupuaçu. Agora, umcomo te ensina como fazer cupulate, o chocolate de cupuaçu.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Abra o cupuaçu e retire a polpa, que é cremosa e por isso pode sair facilmente.

2

Da polpa, retire apenas as sementes, é dela que o cupulate é feito; limpe-as separando a polpa da semente com uma tesoura afiada.

Imagem: obagastronomia.com.br
3

Após retirar a polpa, deixe as sementes numa vasilha separada, a polpa pode ser utilizada para qualquer outro fim: sucos, cremes, tortas, sorvetes, doces, etc. O próximo passo é separar o invólucro da semente. A separação pode ser trabalhosa, mas qualquer resquício de polpa pode amargar o cupulate.

4

Novamente, com uma tesoura afiada, corte a semente e descasque com uma faca. Será preciso paciência. Dependendo da quantidade de cupulate que você quer fazer, o trabalho de retirar as sementes, poupa e invólucro, pode ter até uma hora de duração.

5

As sementes devem ficar com esta aparência no final do processo. Lave-as em água corrente, encha uma panela com quantidade de água suficiente pra cobrir as sementes e leve a ferver. Neste momento, você sentirá um cheiro forte e delicioso de cupulate. 20 minutos de fervura bastam.

6

Após a fervura, espere as sementes arrefecerem um pouco, mas não totalmente, apenas o suficiente para que possam ser pegadas na mão, sentir o calor, mas não se queimar. Bata as sementes no liquidificador com 150 ml de stock chocolate. Bata até que a mistura torne-se cremosa, depois, adicione 500 gramas de açúcar mascavo, e bata novamente.

7

Leve a mistura à panela novamente e ferva em fogo baixo, não deixe de misturar para que o futuro cupulate não queime neste momento. Você deve mexer até o cupulate se descolar da panela com facilidade, ao passar com uma colher de pau. Após isso, desligue o fogo, passe o cupulate para um pote e leve à geladeira, quando estiver frio, estará pronto para o consumo.

Ele fica pastoso, por isso pode ser consumido de diversas formas: misturado no pão; recheio de tortas; recheio de tapioca; diluído em água quente e tomado como cupulate quente, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Cupulate, chocolate de cupuaçu, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Se preferir poupar tempo, compre as sementes separadas que são vendidas a cerca de R$:3,00 o Kg, mas neste caso você vai precisar tirar todo o invólucro das sementes; qualquer resto da casca e do envólucro podem amargar o cupulate.