Como fazer crepioca doce

Como fazer crepioca doce
Imagem: topsy.one

A crepioca é a maneira prática que os brasileiros encontraram de preparar uma receita tão gostosa quanto o crepe usando ingredientes regionais. A base da receita consiste em uma massa que leva tapioca e ovo como principais ingredientes.

Existem muitas variações da crepioca, elas vão da versão fit até as com recheios mais complexos que podem substituir refeições como almoço ou janta. Uma das mais gostosas e versáteis é a crepioca doce, ideal para ser servida no café da manhã ou da tarde ou como sobremesa. Ficou com vontade de aprender? Confira a receita do umCOMO de como fazer crepioca doce.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Massa de chocolate
  • Massa de banana
  • Recheios opcionais
Vai precisar de:
  • Garfo ou batedor de claras
  • Frigideira antiaderente
Passos a seguir:
1

Uma das principais vantagens da crepioca é a sua flexibilidade. A composição de ingredientes da base da massa permite que você adicione elementos extras que deixam o sabor especial. A primeira sugestão é uma masa de chocolate, tem um sabor mais intenso e agrada os paladares chocólatras.

2

Para preparar a massa de chocolate da crepioca doce misture todos os ingredientes da massa (ovo, tapioca, leite, cacau e açúcar) com o auxílio de um garfo ou batedor de claras até que se torne um líquido homogêneo.

3

Se você prefere uma massa com sabor mais suave e frutado, pode preparar uma massa de banana para a crepioca doce. Reúna todos os ingredientes para a massa (ovo, tapioca, banana picada e canela a gosto) e misture com o auxílio de um mixer ou liquidificador.

Nesse caso a banana pode deixar a mistura a mão mais trabalhosa, mas se você preferir, pode amassar bem a banana e misturar bem.

4

A partir de agora o procedimento para cozinhar a crepioca doce com ambas as massas é o mesmo. Despeje a mistura em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Esse tipo de panela não necessita óleo ou manteiga, mas se você sentir que precisa muito, dê preferência a manteiga ou óleo de coco pois são gorduras que combinam mais com receitas doces.

5

Repare então se a parte de baixo está se soltando da frigideira. Quando ela se soltar por completo, vire a crepioca doce e espere que o outro lado também se desgrude. Quando ele se descolar da superfície da frigideira, é sinal que a massa da sua crepioca doce está pronta.

6

Consumir a massa com açúcar peneirado ou mel, canela e algumas gotas de limão (no caso da massa de banana) já é uma delícia. Mas se você quer uma fazer um crepioca doce mais completa, agora é hora de investir na sua criatividade e bom gosto.

7

A massa de chocolate tem um sabor mais intenso e harmoniza muito bem com coco (você pode umedecer coco ralado com leite condensado), frutas vermelhas ou banana picada. Geleia de frutas também são coringas que vão bem com a massa de chocolate.

Imagem: wecook.fr
8

O sabor mais suave da massa de banana permite mais brincadeiras na hora de combinar os ingredientes do recheio. Algumas sugestões de combinações são:

  • Banana picada com Nutella
  • Brigadeiro mole
  • Frutas vermelhas com mel
  • Queijo branco e goiabada
  • Geleia de frutas
Imagem: mundoboaforma.com.br
9

A crepioca doce pode ser apresentada em formato de meia lua, aberta no prato ou para comer com a mão, dobrada como um crepe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer crepioca doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.