Como fazer crepioca com ovo

Como fazer crepioca com ovo

Além do status de queridinha da culinária nordestina, a tapioca também ganhou a apreciação de quem busca receitas práticas e saudáveis. Uma das formas mais versáteis de consumi-la é como crepioca, uma receita que combina a goma de tapioca, livre de glúten e com baixíssimo sódio com o alto teor nutritivo e proteico do ovo.

Não bastasse ser saudável, saciante e nos lembrar crepes, a massa da crepioca tem um sabor bem gostoso que pode ser combinado com diferentes tipos de recheios como frango, versões fit e até crepiocas doces.

Hoje o umCOMO te ensina como aliar o ovo da maneira mais gostosa e nutritiva a sua crepioca. Fique ligado nessa receita e aprenda como fazer crepioca com ovo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Massa
  • Recheios opcionais
Vai precisar de:
  • Frigideira antiaderente
  • Batedor de claras, garfo ou mixer
Passos a seguir:
1

A massa da crepioca pode ser preparada tanto com leite quanto com ovo. Mas hoje vamos focar nas preparações dessa receita que ressaltam as propriedades nutricionais e de sabor do ovo. A quantidade de ingredientes pode variar de acordo com as suas vontades e necessidades.

Se você deseja uma tapioca menor e mais light, misture apenas 2 colheres (sopa) de goma de tapioca com 1 ovo. Mas se você precisa de uma massa maior, para sustentar mais recheio, misture 1 ovo e 2 claras com 3 colheres (sopa) de goma de tapioca.

2

Em um recipiente bata os ingredientes da massa, no caso, a goma de tapioca e o ovo, com o auxílio de um batedor, garfo ou mixer até que a mistura se torne homogênea.

3

Se você quiser dar um toque extra de sabor à massa da sua crepioca com ovo, pode acrescentar pitadas de pimenta, orégano ou outros temperos de sua preferência.

4

Jogue a massa em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Estas frigideiras fazem toda a diferença na preparação da sua crepioca com ovo e não requer uso de azeite ou manteiga. Mas, se você é aquele tipo de pessoa que não vive sem um fio de azeite, use-o apenas para deixar a massa mais dourada.

5

Com o auxílio de uma espátula ou colher, verifique se a parte de baixo da sua crepioca com ovo já está se desgrudando totalmente da frigideira. Se sim, é hora de virá-la.

6

Espere que o outro lado também se desgrude e fique dourado. Então, você terá pronta a massa da sua crepioca com ovo.

7

Essa massa é tão versátil que combina com uma variedade incrível de recheios. Cada pessoa tem uma quantidade ideal de ovo para comer por dia, isso depende do colesterol e recomendações médicas.

Se você adora ovo e sabe que não terá problemas em consumi-lo em excesso, pode preparar um recheio de ovos mexidos com presunto ou então rechear a sua crepioca com carne moída misturada com ovo cozido picado.

8

O ovo como recheio é opcional. Se você prefere opções menos calóricas, pode apostar nessas combinações para rechear sua crepioca com ovo:

  • Peito de peru com queijo fresco;
  • Queijo cottage com tomate;
  • Atum com cream cheese;
  • Brócolis e ricota;
  • Cenoura com cream cheese;
  • Presunto com champignon;
  • Shitake e cebola caramelizada;
  • Aspargos com salmão;
  • Espinafre com queijo.
9

A crepioca com ovo acompanha muito bem salada verde e pode ser servida aberta no prato, em forma de meia lua, enrolada ou dobrada como um crepe francês.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer crepioca com ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.