Como fazer costelinha de porco frita com barbecue

Como fazer costelinha de porco frita com barbecue

A costelinha de porco é um excelente prato para quem quer preparar uma refeição rápida e saborosa. E se o sabor do porco em si já é motivo suficiente tanto para degustar quanto para servir para muitas pessoas, cozinhá-lo com um bom molho torna tudo ainda mais atraente.

Nesse sentido, o molho barbecue combina perfeitamente com a costela e vai te ajudar a conquistar seus convidados. Existem muitas maneiras de fazer costelinha de porco com molho barbecue, também chamada de costela BBQ. Você pode prepará-la no forno, na grelha, na churrasqueira ou, ainda, na frigideira, sendo essa última a opção mais fácil. Além disso, você também pode fazer o seu próprio molho, caso queira uma receita totalmente caseira.

Aqui no umCOMO queremos te ajudar a descobrir como fazer costelinha de porco frita com barbecue, bem como qual a melhor maneira de preparar o molho. Então, caso você queira aprender essa receita de costelinha de porco deliciosa e fácil com molho barbecue, continue lendo este artigo e mãos à obra!

3 convidados Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Ingredientes para a costelinha de porco frita com barbecue
  • Ingredientes para o molho barbecue
Vai precisar de:
  • Uma frigideira
  • Uma ou duas panelas
  • Uma colher de pau para mexer
  • Uma faca
  • Um recipiente médio
  • Uma colher de sopa ou pincel para molhos
  • Um tupperware grande
  • Um prato grande
Passos a seguir:
1

Para fazer costelinha de porco com barbecue, antes de mais nada, coloque todos os ingredientes indicados na lista e, também, separe os materiais que vá ou precise usar (frigideira, garfo, faca, pratos...), para que estejam em mãos assim que necessário. Dessa maneira, você evita acabar esquecendo de algum produto, deixa a cozinha organizada, fica mais fácil limpar a bagunça quando terminar o preparo e, de quebra, faz com que você economize tempo.

2

Depois de colocar tudo à disposição, é hora de começar a sua receita de costelinha de porco frita com barbecue. Se você tiver comprado a peça de costela de porco sem cortar, primeiro separe as partes e faça os cortes do tamanho que preferir. Já se você comprou as costelas prontas, espalhe o molho barbecue sobre a carne: você pode encontrá-lo já pronto em qualquer supermercado, mas se quiser cozinhar a costelinha de porco frita com molho barbecue usando um molho caseiro, também vamos te ensinar como fazer molho barbecue aqui no umCOMO.

3

Nesta etapa para preparar esta receita de costelinha de porco com barbecue, despeje o azeite de oliva em uma panela, em quantidade suficiente para preparar um refogado. Depois, adicione 6 colheres de sopa de cebola picada e 2 dentes de alho, que vão deixar o prato ainda mais saboroso.

4

Em outra panela, coloque a água para ferver e adicione os tomates para poder cozinhá-los e remover a pele. Com 2-3 minutos após a água começar a ferver, você vai notar como a pele é facilmente eliminada - mas outra opção é usar o tomate concentrado. Escolha a alternativa que for mais prática para você, mas em qualquer uma delas você terá que adicionar entre 400 e 500 gramas de tomate ao molho. Se fizer com o tomate in natura, uma vez fervidos, pique-os e adicione-os ao refogado. Se fizer com tomate concentrado, meça a quantidade indicada e adicione ao refogado.

5

Após 4 minutos, você pode adicionar à receita um pouco de água, o vinagre de vinho branco, o molho de soja, o mel e o resto das especiarias nas quantidades indicadas na lista de ingredientes. Dependendo do seu paladar e do dos seus convidados, será preciso adicionar ou retirar os ingredientes para preparar a receita de costelinha de porco com barbecue de acordo com o seu gosto.

6

Deixe o molho cozinhar e reduza a fogo baixo durante 20 minutos e, com uma batedeira, bata todos os ingredientes. Despeje o molho em um recipiente suficientemente grande para que caiba tudo e, em pouco tempo, você terá um molho barbecue 100% caseiro.

Se quiser mais detalhes, aqui você pode ver uma receita básica sobre Como fazer molho barbecue.

7

Com o molho pronto, você pode passá-lo na costelinha para que fique com o sabor completo. Você pode fazer isso tanto passando as costelinhas no molho, uma por uma, quanto usar uma colher ou um pincel para que o molho fique bem distribuído por toda a superfície da costela de porco. À medida que fizer isso, coloque cada costela já coberta por molho em um prato ou recipiente suficientemente grande.

8

Deixe que a carne pegue o sabor do molho por, no mínimo, duas horas. Se você tem pressa, 2 ou 3 horas serão suficientes, mas se você tem tempo para preparar a receita apenas para o dia seguinte, deixe as costelinhas no molho durante a noite, para que fiquem ainda mais saborosas.

Para que as costelas peguem o sabor do barbecue, é indicado também cobri-las e guardá-las na geladeira. A melhor maneira de fazer isso é recorrendo a um tupperware ou qualquer outro recipiente de fecho hermético, para que odores de outros alimentes guardados dentro da geladeira não acabem atingindo sua receita. Se você o fizer em um prato, opte por cobrir as costelas com papel filme em vez de usar papel alumínio, pois a vedação será melhor.

9

Quando chegar a hora de você decidir cozinhá-las, tire as costelas de porco da geladeira. Adicione bastante azeite em uma frigideira, de acordo com a quantidade de costelas que for fazer, e pensando que têm de estar bem fritas. Quando a frigideira esquentar, acrescente as costelas com molho barbecue. Se você aquecer o óleo antes de adicionar as costelas, os tempos de cozimento serão mais eficientes.

10

Leve em consideração que o fogo da frigideira não deve estar muito alto: deixe-o em intensidade média para que a costelinha vá cozinhando pouco a pouco. Além disso, para ter certeza de que elas estão bem cozidas por dentro, tampe a frigideira e mexa bem.

Vá observando a cor das costelas e, quando elas ficarem com um tom mais dourado, retire a tampa da frigideira para que terminem de fritar. Para servi-las, você pode adicionar ao prato um pouco de tomilho e alecrim: assim, você vai conseguir obter um empratado mais interessante.

11

Com o passo a passo anterior você saberá como fazer costelinha frita com molho barbecue na frigideira e, assim, comprovar que esta é uma receita simples de elaborar e que permite diversas possibilidades de triunfar em qualquer almoço ou jantar.

Agora, leve em consideração que você também pode preparar costelinha de boi com molho barbecue na frigideira, ou com outras carnes de sua preferência. Além disso, você tem pode se interessar por preparar outras receitas de costela como, por exemplo, as recomendadas a seguir:

  • Como fazer costelinha com mel
  • Como fazer costelinha de porco no forno
  • Como fazer costelas de cordeiro no forno

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer costelinha de porco frita com barbecue, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Essa é uma das muitas receitas de costelinha ao molho barbecue para as quais não é preciso usar o forno, mas é sempre possível combinar diferentes tipos de costela ou eliminar algum ingrediente do molho que você não goste, e descobrir ainda mais possibilidades na hora de preparar essa receita personalizada.
  • Se você não sabe qual acompanhamento pode ser o ideal para que a receita de costelinha frita ao molho barbecue fique ainda mais completa, sugerimos as seguintes ideias: batatas assadas, batatas fritas, saladas leves, pimentões assados, tomates assados, champignon com alho, cebola caramelizada, cogumelos grelhados, nhoque salteado, chucrute, aspargos verdes, porções de abacaxi grelhado, espigas de milho grelhadas ou assadas com as próprias costelas, purê de batata, tempurá de legumes, banana frita, compota de maçã ou rodelas de maçã feitas na frigideira.