Como fazer compota de limão

Como fazer compota de limão

A compota é um produto que faz parte de muitos cafés da manhã, sendo ideal para comer com umas torradas e inclusive como recheio de croissants, bolos, crepes, etc. Se gosta de comer compota com frequência, saiba que pode fazer em casa de forma muito fácil e que também é possível preparar com uma infinidade de sabores diferentes. No seguinte artigo de umComo vamos explicar para você, mais concretamente, como fazer compota de limão. O que está à espera para experimentar?

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para fazer a compota de limão, vai precisar também da casca deste fruto cítrico, por isso o primeiro passo é lavar cuidadosamente todos os limões para eliminar todos os resíduos. De seguida, apesar de ser algo opcional, recomendamos, para tirar a acidez dos limões, que os corte pela metade, coloque em um recipiente grande completamente cobertos de água e adicione um pouco de sal. Deverá deixar os limões repousarem assim durante 48 horas e trocar a água três vezes por dia sem voltar a adicionar sal.

2

Após esse tempo, os limões já não estarão tão ácidos e só terá que retirar do recipiente e escorrer. Em seguida, deve separar a casca da polpa do limão e, para isso, pode usar uma faca ou um descascador de batatas. Com ele será mais fácil retirar a parte branca da fruta e obterá tiras de casca de limão que deverá reservar para usar mais à frente.

3

Quando tiver todos os limões sem casca, deve pesar para calcular a quantidade de açúcar a adicionar; para fazer a compota caseira deve adicionar a mesma quantidade de açúcar proporcional ao peso da fruta. Ao invés de usar açúcar branco, também é possível adicionar açúcar mascavo, que é mais saudável e dará um tom torrado à geleia.

4

Coloque os limões descascados em uma panela, a mesma quantidade de açúcar, a vagem de baunilha pela metade e as raspas de vários limões. Esta última parte é opcional, mas adicione-as se quiser notar pequenos pedacinhos de limão quando estiver comendo a geleia. Deixe que todos os ingredientes cozinhem a fogo médio durante pelo menos 45 minutos e tente mexer a mistura de vez em quando.

5

A compota de limão estará pronta quando tiver adquirido a textura adequada. Para saber qual é a textura adequada, pode pegar um pouco de compota com uma colher e deixá-la cair; se as gotas caírem de forma lenta e se agruparem, significa que a geleia já está pronta. Se, pelo contrário, ficar muito líquida, precisará de mais alguns minutos no fogo.

6

Por último, para conservar e manter em perfeitas condições, deve embalar à vácuo em potes de vidro previamente esterilizados. Consulte o artigo Como esterilizar os potes para conserva para fazer o processo corretamente. Se gostou desta receita de compota caseira, não perca as seguintes:

  • Como fazer compota de abóbora
  • Como fazer compota de laranja
  • Como fazer compota de tomate

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compota de limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.