Como fazer compota de abóbora

Como fazer compota de abóbora

Plantou abóboras em sua horta ou jardim e agora não sabe o que fazer com elas? Além de preparar creme, purê, congelá-las ou secá-las, sugerimos que prepare um compota de abóbora que será ideal como sobremesa, café da manhã, lanche, etc. Para isso só precisará de açúcar e algum aromatizante para dar um toque único à caldae, além disso, poderá guardá-la em potes de vidro por muito tempo. Se quiser descobrir os passos sobre como fazer compota de abóbora, não perca este artigo de umComo.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela grande
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para preparar compota de abóbora consiste em cortar este fruto pela metade para poder retirar as sementes que contém em seu interior, já que não deverão ser incorporadas à preparação.

Se forem abóboras naturais cultivadas em casa, pode guardar as sementes para voltar a semeá-las de novo.

2

De seguida, deverá retirar também a casca da abóbora com cuidado para que a polpa não fique grudada na mesma. Agora pique a polpa desta hortaliça em pequenos pedaços para que seja mais fácil de cozinhar. Pode ver aqui mais detalhes sobre como descascar uma abóbora.

3

Pese a abóbora para saber a quantidade que vai preparar e coloque em uma panela suficientemente grande junto com 750 gramas de açúcar para cada quilo deste vegetal, além da casca de laranja e a baunilha ou os aromatizantes que preferir. Agora deverá acender o fogo e mantê-lo à potência média.

4

Vale referir que algumas pessoas cobrem a abóbora com água e outras preferem não a adicionar; poderá optar pela alternativa que preferir. Quanto ao tempo para cozinhar, a compota de abóbora deverá estar por pelo menos duas horas no fogo, porém deverá controlar a textura e a dureza deste vegetal.

5

Além disso, poderá escolher entre passar a abóbora pelo liquidificador para conseguir uma textura de purê ou deixar pedaços maiores, só depende do seu gosto.

6

Quando estiver frio, pode colocar em potes ou recipientes de vidro previamente esterilizados para embalar a vácuo a compota de abóbora e mantê-lo em perfeitas condições por muito mais tempo. Veja o nosso artigo como embalar a vácuo em potes de vidro para saber como o fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compota de abóbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.