Como fazer churros espanhol

Como fazer churros espanhol

Quem nunca teve vontade, durante um dia frio ou uma tarde chuvosa, de comer alguns churros com chocolate quente? Eles são um aperitivo crocante que podem ser consumidos sozinhos, recheados ou com alguma cobertura. Graças ao sabor quase neutro, os churros combinam com diferentes complementos: nutella, chocolate, xaropes, doce de leite, goiabada, cream cheese, creme de confeiteiro, etc.

E se alguma vez você quis preparar churros em casa, mas não fez por não ter uma máquina própria para isso, seus problemas estão resolvidos. No umCOMO vamos te ensinar o passo a passo sobre como fazer churros espanhol sem máquina ou apetrechos complicados. Siga lendo este artigo e descubra a arte de preparar churros caseiros usando truques que vão fazer total diferença.

4 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Ingredientes para a massa
  • Ingredientes para decorar
Vai precisar de:
  • Panela
  • Saco de confeiteiro
  • Bico de confeiteiro
Passos a seguir:
1

O primeiro passo de como fazer churros espanhol é colocar água para ferver em uma panela. Ela deve estar quase em ponto de ebulição. Depois, adicione o sal e o óleo assim que a água começar a ferver, pois se ela passar desse ponto e começar a evaporar, as proporções da receita também mudam.

2

Incorpore a farinha à receita assim que a água começar a ferver. Jogue toda a farinha de uma vez e mexa bem usando uma colher de pau. Deixe cozinhar em fogo médio.

3

Não pare de mexer até conseguir que a massa de churros desgrude da panela. Ela deve desgrudar das bordas e formar uma bola lisa e sem empelotar, certifique-se de que a farinha está bem incorporada. Todo esse processo leva, em média, de 1 a 2 minutos. Após esse período, retire a massa do fogo e, se necessário, continue mexendo até obter o formato correto.

4

Coloque a massa sobre um balcão ou mesa. Deixe que ela esfrie um pouco para facilitar o manuseio, mas não completamente, pois isso pode dificultar o processo. A temperatura ideal da massa é morna, quase quente. Se você planeja trabalhar com uma máquina, coloque a massa diretamente nela, sem precisar que ela descanse.

5

Trabalhe bem a massa até que ela fique lisa. Se você for usar as mãos, faça isso mediante intervalos, ou seja: amasse um pouco, deixe descansar e amasse de novo. Assim, você evita queimaduras na pele.

6

Coloque a massa dentro de um saco de confeitar. Use um bico tipo estrela (nem muito largo, nem muito estreito). Em seguida, coloque o saco de confeitar aberto em um copo, ou seja, com as bordas dobradas para fora. Adicione a massa com uma espátula ou colher. Por fim, feche a bisnaga com um nó de torniquete na parte não preenchida. Ao fazer a torção, tente compactar ao máximo toda a massa, evitando irregularidades ou espaços vazios para evitar que a massa fique com ar. Lembre-se de que, para fazer tudo isso, a massa ainda deve estar quente.

7

Forme vários churros compridos e corte-os em pedaços. Faça isso sobre uma toalha de mesa ou pano de prato. Em seguida, divida-os em cilindros de cerca de 13 centímetros, cortados com uma tesoura. Depois de dividir os pedaços, você pode deixá-los neste formato ou juntar uma ponta à outra para criar o tradicional laço de churros espanhóis. Essa última alternativa é mais aconselhável, pois facilita o manuseio dos churros na hora da fritura.

8

Prepare uma frigideira com óleo suficiente. Você também pode usar uma fritadeira específica. Tenha sempre a tampa da panela em mãos.

9

Veja se o óleo está bem quente, mas sem sair fumaça. Após 30 segundos ou 1 minuto, você começará a perceber a formação de pequenas bolhas no óleo, momento exato para comprovar se ele está no ponto certo. Para isso, pegue um pedacinho da massa e, caso o óleo esteja realmente no ponto correto, você vai perceber que logo que entrar em contato com o churro ele vai começar a borbulhar bastante, fritando a massa. Lembre-se: se o óleo estiver frio, os churros não vão fritar bem e se, pelo contrário, o óleo estiver quente em excesso, os churros com ar dentro da massa vão acabar explodindo.

10

Coloque os churros na frigideira e comece a fritá-los por 1 ou 2 minutos, até que você perceba que eles estão dourados. Enquanto isso, vá mexendo os churros com uma pinça ou escumadeira, para que eles dourem por igual. Tenha muito cuidado na hora de introduzir os churros na panela e enquanto eles estão fritando, já que o óleo pode acabar espirrando em você.

11

Pode retirar os churros com auxílio de uma pinça ou com a mesma escumadeira. Coloque-os em um prato, previamente coberto com duas folhas de papel toalha, para eliminar o excesso de óleo.

12

Passe os churros no açúcar enquanto eles ainda estão quentes (opcional). Faça isso um pouco depois de colocá-los no papel absorvente, para que o açúcar grude melhor na massa. Uma sugestão é substituir o açúcar cristal pelo açúcar de confeiteiro, que vai dar um toque especial à sua receita. Neste caso, espere que os churros esfriem antes de passar o açúcar. Outra ideia que funciona e fica uma delícia é misturar o açúcar com canela.

13

Sirva os churros. Você pode acompanhar seus churros espanhóis com chocolate quente ou comê-los com alguma cobertura de sua preferência.

14

Ainda que preparar churros possa parecer uma tarefa inofensiva, se não tomarmos certas precauções o ato pode se transformar em algo perigoso. Por isso, a seguir, te damos alguns conselhos para que você evite que os churros explodam durante o cozimento.

  • O segredo para que os churros não explodam é tirar o ar da massa. Isso deve ser feito em duas etapas: enquanto você trabalha com a massa e ao modelar os churros.
  • Trabalhe muito bem a massa sobre a bancada. Faça isso até que obtenha uma textura suave, homogênea e lisa.
  • Faça pressão suficiente ao incorporar a massa no utensílio que vai dar forma aos churros. Se você utilizar o utensílio correto, poderá retirar todo o ar remanescente após amassá-lo. O melhor aparelho para isso é a churreira, mesmo as mais simples.
  • A manga de confeitaria não é a melhor opção. Este utensílio faz com que a gente não possa exercer toda a pressão necessária para tirar o ar. Por isso, sempre existe o risco de que os churros explodam mas, se você levar em conta nossas dicas, ele diminui. A manga, porém, funciona perfeitamente na hora de preparar churros ao forno, sem nenhum perigo maior.
  • Esquente bem o óleo, mas sem exagerar. Assim, se sobrar algum churro com ar, ele vai abrir sem explodir.
  • Nunca fique em frente à frigideira, trabalhe de lado. Assim, você terá mais tempo para desviar do óleo caso ele espirre em você. Além disso, deixe a tampa da panela sempre por perto.
  • Nunca dê forma aos churros usando as mãos. Esse é o pior jeito de fazer churros sem uma máquina específica e, além de tudo, o mais perigoso. Na maioria dos casos, ao usar as mãos você acaba fazendo com que sobre ar na massa.
  • Cozinhe os churros no forno. Essa técnica de cozimento é ideal de como fazer churros espanhol, além de ser a opção mais segura. O resultado é delicioso e muito mais leve e, se você gosta dessa ideia, vale procurar por uma receita de churros ao forno (quase sempre elas incluem ovos, leite e manteiga).
  • Coloque os churros sobre uma toalha de mesa ou pano de prato. Assim, os churros não ficam úmidos e não explodem quando fritos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer churros espanhol, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Os churros clássicos são feitos com água, mas se você quer que eles fiquem mais cremosos você pode usar leite.
  • A massa de churros é uma massa cozida duas vezes, semelhante à massa choux.
  • Você pode rechear os churros depois de fritá-los, abrindo um buraco neles com um palito e recheando com uma bisnaga.
  • Existem bocais bem finos e grandes, especiais para rechear churros.
  • Mantenha as crianças fora da cozinha enquanto frita os churros.