Como fazer brioche caseiro

Como fazer brioche caseiro
Imagem: petiteboulangerie.com

O brioche é um tipo de bolo de leite, doce, leve e esponjoso de origem francesa. É ideal para usar como base para doces e outras sobremesas, ou servir como pãozinho de acompanhamento para um determinado prato de carne ou qualquer tipo de patê. Sua elaboração é muito simples e requer ingredientes que costumamos ter em nossa cozinha. Existe uma infinidade de variantes do brioche onde se acrescentam recheios, coberturas, etc., mas a receita mais conhecida por sua tradição é a de panettone de Natal e a de bolo rei, típica do Dia de Reis que é celebrado em alguns países da Europa. No entanto, o típico bolo de leite é o mais versátil e fácil de fazer. Por isso, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como fazer brioche caseiro de forma simples e rápida.

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Antes de começar a preparar a massa do brioche você deve ter todos os ingredientes prontos. Para isso, recomendamos tirar a manteiga alguns minutos antes da geladeira para que adquira uma temperatura ambiente e possa ser cortada em pedaços. Quanto ao resto, você deve saber que dos 4 ovos só 3 serão usados inteiros. Sendo assim, pegue o ovo que sobra e separe a clara da gema. A gema será usada para a massa, e a clara para pintar os brioches. Recomendamos o uso de leite em pó e água, mas se não tiver em pó também pode substituir estes dois ingredientes por 100 ml de leite morno.

2

Agora sim, vamos começar! Primeiro, comece misturando o fermento fresco com a água, ou o leite; faça isso em um recipiente com capacidade suficiente. Em outro recipiente menor, peneire a farinha e misture com o leite em pó e o açúcar (se for usar esta opção).

Imagem: haggyhousewifesoapbox.com
3

Quando tiver tudo pronto, incorpore a farinha e o leite em pó ao recipiente grande, onde se encontra o fermento e a água. Misture tudo e adicione os 3 ovos inteiros, a gema do quarto ovo e a manteiga. Coloque uma pitada de sal. Pode mexer com um batedor manual ou elétrico. Se tiver algum robô de cozinha ou batedeira elétrica recomendamos seu uso porque deverá estar entre 20 e 30 minutos mexendo, até que a massa ganhe bastante consistência.

Imagem: theardentepicure.com
4

Após 20 minutos a massa terá ganhado forma e você poderá fazer uma bola com ela. Se usar um batedor manual aconselhamos amassar com as mãos assim que a massa começar a ficar mais sólida. Faça uma bola com a massa e tape o recipiente com papel filme ou um pano limpo e seco para que repouse e cresça. Deixe uma hora e depois desse tempo, coloque na geladeira para deixar a noite inteira.

Imagem: passionforbaing.com
5

No dia seguinte retire da geladeira e deixe até atingir a temperatura ambiente. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC com a resistência de cima e debaixo. Quando já não estiver fria, quebre a massa e trabalhe com ela um pouco usando as mãos. Faça bolas individuais, pinte com a clara do ovo e coloque em uma bandeja de forno. Também pode polvilhar com um pouco de açúcar granulado. Se preferir, pode usar fôrmas (que possam ir ao forno) de madalenas ou cupcakes para introduzir as bolas de brioche caseiro.

Imagem: joepastry.com
6

Deverá assar o brioche caseiro durante 15-20 minutos, em função da potência do seu forno. Preste atenção para não queimar; se precisar de mais tempo, deixe mais uns minutos. Quando estiver tudo pronto retire do forno e deixe esfriar um pouco. Você já tem seu brioche caseiro pronto para comer! Como você pode ver, é uma receita muito simples cujo único problema consiste no tempo de espera enquanto a massa repousa. No entanto, o resultado vale a pena.

Imagem: passionforbaking.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brioche caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Lembre-se que deve escolher entre usar leite comum ou leite em pó e água, não todos eles.