Como fazer brigadeiro de panela

Como fazer brigadeiro de panela
Imagem: 7receitas.com.br

Quando o desejo por brigadeiro aparece poucas coisas podem conter essa vontade se não o próprio. O docinho típico brasileiro surgiu nos anos 40 e hoje já tem variações para todos os paladares. Uma das versões mais tradicionais e simples de se preparar é a do queridíssimo brigadeiro de panela.

Nessa receita a consistência do doce fica mais cremosa do que a dos que são servidos enroladas em festas. O ideal é que se coma com colher e, nesse caso, servir direto na própria panela não é falta de etiqueta alguma.

Agora o umComo te ensina como fazer brigadeiro de panela. Essa receitinha fácil é ideal para ser compartilhada entre amigos e acompanha muito bem um bom filme.

5 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • 1 panela que preferencialmente não seja de inox
Passos a seguir:
1

Acenda o fogo alto e jogue as duas colheres de manteiga na panela para derreter.

2

Assim que elas começarem a se desmanchar, abaixe o fogo para médio e adicione todo o leite condensado da lata ou caixa. Misture.

Esse processo é importante para que o seu brigadeiro de panela não fique com pedacinhos brancos de manteiga que não foi bem mesclada ao leite condensado.

3

Agora é hora de adicionar o chocolate em pó. A quantidade e o tipo de chocolate (achocolatado com açúcar ou chocolate em pó) são escolhas pessoais.

Uma boa maneira de acertar na dose é olhando a cor da mistura. Se você quer um brigadeiro de panela mais escuro, adicione 3 ou 4 colheres de chocolate em pó.

4

A essa altura o cheiro de brigadeiro já deve ter tomado conta da sua cozinha. Mexa a mistura e espere levantar fervura. Quando começar a surgir pequenas bolhas você já pode desligar o fogo.

Dica: Se quiser um brigadeiro mais consistente, com textura que puxa, cozinhe por mais tempo até a mistura começar a se desgrudar do fundo da panela.

5

Finalmente o brigadeiro está pronto, porém muito quente. Consumi-lo morno ou frio é o mais adequado. Para acelerar o processo de esfriamento coloque-o na geladeira ou congelador por pelo menos 5 minutos.

Como o próprio nome diz, a vantagem do brigadeiro de panela é justamente poder consumi-lo diretamente da panela. Mas, se você quiser acelerar ainda mais o processo para esfriá-lo, pode transferir o conteúdo da panela para um prato fundo ou recipiente de louça.

6

Colheres a postos? Agora que você já sabe como fazer brigadeiro de panela, que tal aprender como fazer panetone com brigadeiro?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brigadeiro de panela, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Se quiser, quando o brigadeiro esfriar, acrescente chocolate granulado para finalizar a receita.