Como fazer bolo formigueiro

Como fazer bolo formigueiro
Imagem: pinterest.com

Se está procurando uma receita de bolo simples e delicioso para o café da manhã, lanche da manhã ou da tarde ou simplesmente para servir como sobremesa, então temos o que procura. O bolo formigueiro é super fácil de fazer e agrada a todo mundo. Este é um bolo bem fofo, úmido e uma delícia, tratando-se basicamente de um bolo simples com granulado de chocolate. Se quer aprender como fazer bolo formigueiro, confira os passos seguintes desta receita do umCOMO.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Massa
  • Cobertura (opcional)
Passos a seguir:
1

Para fazer o bolo formigueiro, comece por bater muito bem o açúcar e a manteiga até obter uma mistura esbranquiçada.

2

De seguida, vá adicionando os ovos um a um, continuando a bater. Depois junte o leite, o leite integral e a farinha e o fermento de forma alternada e continue batendo.

3

Retire a massa do bolo formigueiro da batedeira e adicione o coco ralado e o granulado de chocolate preto, mexendo delicadamente.

4

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo e verta a massa do bolo de formigueiro na mesma. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe assar por 35 minutos. Para confirmar que está pronto, espete um palito, se sair seco pode tirar o bolo do forno.

5

Antes de desenformar, deixe o bolo formigueiro ficar morno e, enquanto isso vá preparando a cobertura do mesmo. A cobertura é um passo opcional, por isso se quiser pode deixar o seu bolo formigueiro sem cobertura.

Para fazer a cobertura, coloque o açúcar, a manteiga e o chocolate em uma panela. Em fogo baixo, vá adicionando aos poucos o leite até ficar uma calda grossa.

6

Para terminar o seu bolo formigueiro, jogue a calda sobre o mesmo e decore com granulado de chocolate preto. E já pode servir o seu delicioso bolo formigueiro!

Se gostou desta receita, no umCOMO temos mais receitas de bolos simples para si, como a de bolo de liquidificador.

Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo formigueiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.