Como fazer bolo de tapioca

Como fazer bolo de tapioca
Imagem: 4blogs.info

O bolo de tapioca é um lanche delicioso para uma tarde de inverno. Feito na hora e acompanhado de um café bem quentinho, é uma delícia que todos vão querer provar. A tapioca é um dos ingredientes mais presentes nas receitas de São João e o seu bolo tradicional é apreciado em vários estados brasileiros. A sua massa é macia, cremosa e se desfaz na boca, por isso sua consistência faz lembrar o pudim. Se você quer que sua casa tenha cheiro de casa de vovó, esse bolo é o ideal! Aprenda como fazer bolo de tapioca de forma simples e rápida, lendo esse artigo delicioso do umComo.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Liquidificador
  • Tigela
  • Forma de bolo (pode ser alta ou baixa, tanto faz)
  • Batedeira
  • Faca afiada
  • Descascador (opcional)
Passos a seguir:
1

Para fazer bolo de tapioca, comece por descascar todo o coco, incluindo a parte marrom perto da polpa (deixe só o branco). Corte o coco em pequenos pedaços e coloque no liquidificador.

Nota: Para descascar de forma mais rápida e eficaz, use um descascador.

Imagem: butteryum.org
2

Junte o leite e bata a mistura muito bem até que fique com uma consistência bem fina. Coloque a manteiga, o açúcar e as gemas de ovo junto no liquidificador e bata de novo.

Imagem: galleryhip.com
3

Numa tigela grande, coloque a farinha de tapioca e a farinha de trigo. Pegue a mistura do liquidificador e junte nas farinhas da taça delicadamente. Misture tudo muito bem.

4

Junte o fermento em pó para bolos e volte a mexer a mistura.

5

Bata as claras em neve e, de forma bem delicada, adicione-as à massa do bolo. Unte e enfarinhe uma forma (com a farinha de trigo, não com a de tapioca!). Coloque a massa dentro da forma e leve ao forno médio (cerca de 180 graus). Deixe assar por mais ou menos quarenta minutos. Para saber se está pronto, espete um palito na massa - se sair limpo, seu bolo está feito.

Dica: Acesse esse artigo para saber como fazer claras em neve.

Imagem: imgkid.com
6

Antes de desenformar, espere o seu bolo de tapioca esfriar.

7

Se desejar, cubra o seu bolo com meia lata de leite condensado. Também pode polvilhar com coco ralado para um sabor ainda mais intenso.

8

Viu como é fácil fazer bolo de tapioca? Sirva com um café bem quentinho e bom apetite!

Dica: Dê uma olhada nesse artigo para saber como fazer um café gostoso para acompanhar o seu bolo.

Imagem: i.ytimg.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo de tapioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.