Como fazer bolo de limão simples

Como fazer bolo de limão simples
Imagem: nossagente.net

Na hora de preparar doces, uma das receitas mais fáceis é a de bolo ou pão-de-ló, pois este tipo de receitas é muito simples de elaborar e oferece um resultado fantástico. Fazer um bolo é tão simples que inclusive as crianças podem ajudar e se entreter por um bom tempo na cozinha. Por isso, não espere mais e descubra em umComo uma das receitas clássicas, como fazer bolo de limão simples.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, para preparar o bolo de limão simples deverá separar as gemas das claras dos ovos. Uma das formas mais tradicionais de fazer isso é usando as cascas do ovo, mas é das menos recomendáveis porque podem cair pedaços de casca e inclusive transmitir bactérias. Ao invés da casca do ovo, você pode usar as suas próprias mãos para fazer esta separação.

2

No caso das gemas, você deverá colocá-las em uma tigela grande e adicionar então o açúcar para poder bater ambos os ingredientes. Pode usar um batedor manual, mas será bem mais prático usar uma batedeira elétrica. À medida que for batendo, observe como a mistura muda de cor, pois o resultado deve ter um tom esbranquiçado. A seguir, você deverá adicionar o suco e as raspas do limão e um pouquinho de leite (três colheres de sopa é suficiente).

3

Em outro recipiente, bata as claras em neve para conseguir que o bolo tenha uma textura bem mais esponjosa. Para isso, recomendamos adicionar uma pitada de sal que ajudará a que as claras cresçam mais facilmente. Como no caso anterior, a batedeira elétrica facilitará muito a tarefa, mas também pode fazer isso manualmente.

4

O seguinte passo na elaboração de seu bolo de limão é peneirar a farinha para evitar que se formem grumos. Para isso pode usar uma peneira específica de confeitaria ou uma peneira fina normal de cozinha, usando uma colher para facilitar.

Recomendamos usar farinha com fermento ou específica para confeitaria, que já possui o fermento químico ou em pó para fazer o bolo crescer. No entanto, você também pode optar pela farinha habitual e adicionar o fermento para que o bolo de limão cresça.

Imagem: receitas.ig.com.br
5

A seguir, vá colocando a farinha peneirada dentro da tigela onde bateu as gemas e o açúcar e vá mexendo para que se integrem corretamente. No momento em que tiver colocado toda a farinha, adicione também as claras em ponto de neve sem mexer demasiado para que murchem, mas garantindo que a mistura final seja homogênea.

6

Por outro lado, unte a forma que pretende usar para seu bolo de limão simples, usando um pouco de manteiga, margarina ou óleo e, se quiser, polvilhando um pouquinho de farinha por cima.

A seguir, pode verter a massa do bolo de limão; certifique-se de que a massa está bem distribuída. Quanto à forma ou tipo de molde, você pode optar por qualquer um que seja apto para colocar no forno: com ou sem tubo, metálico, de silicone, etc.

Imagem: clickgratis.com.br
7

Por último só falta colocar o bolo de limão no forno - pré-aquecido a 180 ºC mais ou menos - e deixar por 40 minutos no mínimo. Após este tempo, espete o bolo com uma faca ou outro utensílio de ponta e comprove que sai limpo; caso contrário, deixe assar um pouco mais até que fique pronto.

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo de limão simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.