Como fazer bolinho de mandioca simples

Como fazer bolinho de mandioca simples

A mandioca é um tubérculo nativo da Amazônia e, por conta disso, um alimento muito comum entre os países que compartilham esse território, embora também seja importado para o mundo inteiro. O produto é bastante versátil e permite preparar diversos tipos de receitas, doces e salgadas: sopas, purês, croissants, pães, tortinhas, pizzas, nhoques, croquetes, arepas, empanadas... Além disso, a mandioca possui muitos nutrientes e não contém glúten, o que a torna uma opção interessante para a dieta de pessoas com doença celíaca.

Os bolinhos de mandioca fazem parte da culinária latino-americana, e muitos países da região têm sua própria versão desse aperitivo. Dessa vez, no umCOMO, compartilharemos com você a versão venezuelana dessa receita de bolinho de mandioca.

Trata-se de uma opção adocicada e com queijo, uma sobremesa apreciada na Venezuela durante o ano todo, mas principalmente na Semana Santa. Descubra o passo a passo sobre como fazer bolinho de mandioca com queijo, e aproveite!

10 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Para a massa dos bolinhos
  • Para a calda
  • Para a massa
  • Para fritar
  • Para decorar
Passos a seguir:
1

Compre uma boa mandioca, seja branca ou amarela. Verifique se sua textura está intacta, sem saliências e firme ao toque, sem partes moles ou viscosas. Se você mora em países que não produzem esse tubérculo, prefira comprá-lo já pronto e embalado.

2

Lave a mandioca. Limpe-a com uma escova especial para remover quaisquer vestígios de sujeira. Em seguida, enxágue na torneira e seque.

3

Corte a mandioca. Se estiver inteira, remova as pontas e divida pela metade. Cubra uma das suas mãos com uma toalha, coloque um pedaço ali e segure bem. Bata na casca da mandioca com o fio da faca. Deve haver um corte nessa área. Finalmente, gire a mandioca e repita o processo até que 4 cortes sejam concluídos.

4

Descasque a mandioca. Levante um dos cortes com a ponta da faca, começando por uma das extremidades, e vá aos poucos até que toda a lâmina da faca seja utilizada. A ideia é remover completamente essa parte da casca. Faça isso com muito cuidado.

5

Ferva a mandioca. Adicione água suficiente para cobrir uma panela, e cozinhe até que a mandioca fique macia. Você saberá que a mandioca está pronta quando puder fisgá-la com um garfo. Também não exagere em relação ao tempo, pois a mandioca costuma absorver muita umidade e, se amolecer demais, não ficará com a textura correta para o preparo dos bolinhos.

6

Escorra a mandioca na peneira. Ela deve ficar sem nenhum vestígio de líquido, caso contrário, ao fritar o bolinho de mandioca, o óleo pode saltar da frigideira.

7

Remova a fibra da mandioca. É assim que o "tronquinho" encontrado no centro dela é coloquialmente chamado.

8

Prepare um purê com a mandioca. Você pode fazer isso de duas maneiras: passando por um ralador ou esmagando-a com um garfo ou utensílio próprio para purê. De qualquer forma, evite usar o processador de alimentos, pois ele tende a produzir muito amido e dá ao purê uma forma menos elástica. Essa propriedade, porém, é ideal para outros tipos de preparações, como a massa de mandioca sem glúten, mas não para receitas de bolinhos. Quando o purê estiver pronto, reserve.

9

Rale a rapadura ou corte-a em pequenos pedaços. A ideia é facilitar o processo de derretimento da rapadura, reduzindo assim o tempo de cozimento. Porém, no final das contas, tudo vai depender do que for mais fácil para você, já que a rapadura tem diferentes texturas: bastante sólida, meio sólida ou muito cremosa. Outra opção seria derreter uma peça inteira.

10

Prepare o mel ou xarope de rapadura. Esse procedimento simples consiste em derreter a rapadura com um pouquinho de água, e deixá-la cozinhar até certo ponto.

Você saberá o ponto ideal usando o truque da colher de metal. Ou seja, retire um pouco da calda com a colher e deixe escorrer. O líquido que fica nas parte traseira dela vai indicar qual será sua textura quando esfriar. Com esse truque, o xarope não vai queimar e nem ficar amargo, mas também não vai ficar aguado.

11

Aromatize a calda. Uma vez cozida, despeje em uma tigela. Adicione uma pitada de raspas de laranja ou limão, misture bem e deixe esfriar.

12

Incorpore os queijos ao purê. Misture-os até que estejam completamente integrados à massa do bolinho de mandioca. Você pode usar suas mãos para tornar seu trabalho mais fácil.

13

Faça bolinhas com a massa. Umedeça um pouco as mãos para que você possa fazer o preparo com mais facilidade. Em seguida, molde os bolinhos usando as palmas das mãos. O tamanho deve ser ligeiramente maior do que o de uma mordida.

14

Empane o bolinho de mandioca. Enquanto você os prepara, enrole-os na aveia ou na farinha de rosca. As bolinhas vão grudar facilmente nos ingredientes, pois já vão estar ligeiramente umedecidas.

15

Aqueça uma panela ou frigideira e adicione óleo. Quando o óleo estiver quente, mas não soltando fumaça, adicione os bolinhos de mandioca, sempre em pequenas porções para que o óleo não esfrie. Deposite entre 4 e 6 unidades por vez.

16

Cozinhe os bolinhos por 2 a 4 minutos. Após 1 ou 2 minutos, vire os bolinhos de mandioca com queijo para que cozinhem do outro lado.

17

Coloque os bolinhos de mandioca em uma peneira forrada com papel absorvente. Deixe escorrer bem antes de servir.

18

Decore a sobremesa. Use a calda reservada para cobrir os bolinhos e, para fechar com chave de ouro, coloque uma casquinha de laranja ou limão sobre eles.

Se você quiser saber como preparar outras receitas com mandioca, não hesite em visitar os links:

  • Como fazer bolo de mandioca no liquidificador
  • Como fazer chips de mandioca
  • Como fazer nhoque de mandioca
19

Assim como existem muitas versões de bolinhos de mandioca na América Latina, também existem versões diferentes na Venezuela, dependendo da localidade onde são preparados. Por isso, aqui vão algumas dicas para modificar a receita se quiser:

  • Adicione os ingredientes à massa. As receitas mais comuns para essa sobremesa contêm: 1 ovo médio, 1 colher de sopa de farinha de trigo (também serve farinha de trigo integral e amido de milho) e 1 colher de sopa de açúcar. Dessa forma, você não precisa empanar os bolinhos.
  • Você pode ou não empanar os bolinhos. Se for empanar, há diversas possibilidades: flocos de aveia, fubá, flocos de cereais de milho triturados, biscoitos triturados, panko (panco), gergelim e chia. Você também pode usar ovo e farinha, misturados ou separadamente.
  • Para empanar sem usar farinha ou ovo, umedeça levemente as mãos. Nesses casos, coloque água ou leite vegetal nas mãos enquanto faz as bolinhas.
  • Há receitas que não usam queijo. Nesses casos, é preciso lembrar que, ao não usar o ingrediente, esse toque salgado desaparece. Se você quiser compensar essa ausência, você pode adicionar uma pitada de sal.
  • Algumas receitas não usam melaço. Se gostar da ideia, lembre-se de que deverá adicionar açúcar ou rapadura ralada na massa.
  • Personalize ou substitua o xarope de rapadura. Para dar um toque especial a essa preparação, adicione um tempero ou ingrediente especial durante o cozimento (como flor de laranjeira, licores...). Se você não tem rapadura em casa, prepare esse mesmo mel com açúcar-mascavo e, se só tiver açúcar refinado em casa, aproveite para cozinhar um caramelo! Por último, caso prefira substituir definitivamente a rapadura, use qualquer tipo de mel, seja de origem vegetal ou animal.
  • Use queijos frescos. Se você está na Venezuela, pode combinar ½ quilo de palmito e ½ quilo de llanero. Em outros países, você pode usar queijo feta ou queijo de cabra.
  • Se você optar por assar os bolinhos no forno. Unte uma bandeja e disponha os bolinhos de mandioca. Em seguida, leve ao forno a 180 graus por 30-40 minutos. De preferência, adicione ovo à massa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolinho de mandioca simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.