Como fazer berinjelas ao vinagrete

Como fazer berinjelas ao vinagrete
Imagem: desinformado.net

Uma coisa que nos surpreende a todos que desfrutamos das berinjelas é sua enorme versatilidade no momento de prepará-las. Trata-se de um vegetal que é possível fritar, empanar, rechear e fazer ao forno, usar para elaborar uma lasanha ou um creme para untar e, como se fosse pouco, utilizar para preparar uma conserva. Esta opção é ideal para beliscar e pode ser conservada durante meses no frigorífico sem nenhum problema, só deve ter a precaução de prepará-las dois dias antes do momento em que serão ingeridas para que estejam perfeitas. Continue lendo porque, em umComo.com.br, explicamos como fazer berinjelas ao vinagrete.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar a preparar suas berinjelas ao vinagrete lave-las e descasque-as. Uma vez descascadas, reserve enquanto realiza a preparação que permitirá cozinhá-las e as impregnar de vinagre para que tenham um sabor característico.

2

Em uma panela, coloque 1 litro de água, uma xícara de vinagre e um pouco de sal e leve para ferver em fogo médio. Quando ferver, será o momento de cortar as berinjelas. Pode cortá-las pelo meio em sentido longitudinal para depois cortá-las em tiras de um dedo de espessura aproximadamente. Vá cortando e reservando suas tiras de berinjela. Quando a água começar a ferver, adicionar as berinjelas por partes e cozinhe por 5 minutos cada uma, retire as berinjelas que já estejam prontas e deixe-as em um escorredor. Em seguida, adicione um novo lote e assim sucessivamente até que todas estejam preparadas.

3

Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque a cabeça de alho previamente descascada junto com ¼ de xícara de azeite de oliva, sal, pimenta, orégano e duas colheres de sopa de vinagre. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa e reserve. Este será o molho de suas berinjelas ao vinagrete.

4

Com todos os ingredientes prontos, chegou o momento de os colocar no pote. Utilize embalagens de vidro previamente esterilizadas e coloque uma camada de berinjelas e uma camada fina de molho, assim sucessivamente até que o vidro esteja quase cheio. Em seguida, adicione azeite de oliva em quantidade suficiente para cobrir as berinjelas. Repita até acabar com todas as berinjelas.

Tampe muito bem e reserve no congelador durante 48 horas para obter um sabor intenso e delicioso. Passado este tempo, já poderá servir suas berinjelas ao vinagrete acompanhadas de biscoitos ou outros deliciosos aperitivos.

5

Se você gosta deste vegetal, então convidamos a consultar 3 de nossas receitas favoritas, descubra como preparar:

  • Lasanha de berinjela
  • Creme de berinjela
  • Berinjelas à milanesa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer berinjelas ao vinagrete, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.