Como fazer batatas recheadas de presunto e queijo

Como fazer batatas recheadas de presunto e queijo

Existem alimentos muito versáteis, como a batata, que nos facilitam a tarefa na cozinha e nos permitem elaborar receitas saborosas e muito diferentes entre elas. Desta forma, podemos economizar na lista de compras e surpreender a nossa família e amigos com pratos inovadores, longe do que habitualmente costumamos servir à mesa. E neste artigo de umComo queremos destacar a grande versatilidade da batata mostrando a você uma forma original e diferente de a cozinhar. Vamos propor para você fazer batatas recheadas de presunto e queijo, que são deliciosas e que certamente agradarão a todos. Tome nota da receita!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer esta receita de batatas recheadas de presunto e queijo, o primeiro passo a realizar será cozinhar as batatas com a casca incluída em uma panela com água e um punhado de sal grosso. Tem que esperar o tempo que for preciso até que as batatas estejam moles por dentro; para comprovar isso, pode usar uma faca para espetar a batata mesmo no meio, para ter a certeza de que está bem cozida por dentro ou se, pelo contrário, ainda precisa de mais alguns minutos cozinhando.

2

Quando as batatas já estiverem cozidas, retire da panela e coloque em um prato para que esfriem um pouco. Quando já não queimarem, é hora de cortar pela metade com uma faca e começar a esvaziar o seu interior com a ajuda de uma colher, colocando o interior de todas as batatas em uma tigela ou recipiente. Mais à frente deverá rechear a batata com a preparação de purê de batata, presunto e queijo.

3

Agora, com um garfo, esmague bem toda a polpa da batata reservada no recipiente até a transformar em purê. Adicione um pouco de manteiga na batata e mexa para misturar e para que o purê final fique mais suave. Depois, corte o presunto em pedaços, pique a cebola e corte o queijo em pedaços pequenos; depois de pronto, adicione os três ingredientes ao purê de batata, uma pitada de sal e volte a mexer até obter um purê consistente e homogêneo.

4

Por último, com a ajuda de uma colher recheie as batatas vazias com o purê de batata, presunto e queijo que acaba de preparar. De seguida, terá que colocar as batatas recheadas em um recipiente adequado para o forno, polvilhar por cima a quantidade de queijo ralado que quiser e colocar no forno para assar e gratinar por, pelo menos, 10 minutos. Após este tempo, comprove se douraram por cima e, se for o caso, suas batatas recheadas de presunto e queijo estarão prontas para servir.

5

Esta é uma receita simples que facilmente poderá tirar você de um apuro e que, acompanhada de uma salada, por exemplo, permite obter um prato simples, leve e rápido. Se gostou do resultado e quiser continuar saboreando a grande versatilidade que nos oferece a batata na cozinha, não perca as seguintes receitas de umComo, onde poderá descobrir diversas formas de cozinhar e apresentar este alimento:

  • Como fazer batatas aioli
  • Como fazer batata gratinada
  • Como fazer batata sauté

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batatas recheadas de presunto e queijo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.