Como fazer batatas assadas no forno

Como fazer batatas assadas no forno
Imagem: unirecetas.com

As batatas tornaram-se um dos ingredientes principais de muitos de nossos pratos diários, já que são um acompanhamento perfeito e são muito gostosas. Há muitas receitas e infinitas formas de cozinhar as batatas, sejam fritas, fervidas, recheadas, etc. mas, sem dúvida, uma das mais clássicas são as batatas assadas. Quer saber como preparar? Leia atentamente esta receita de umComo e descubra todos os passos para fazer batatas assadas no forno.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Papel de alumínio
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, leve em consideração que as batatas assadas no forno podem ser feitas de duas maneiras diferentes, dependendo da sua preferência. Por um lado, você pode fazer batatas assadas inteiras ou, pelo contrário, partidas ao meio. A seguir, mostramos a você o processo a seguir para cada uma delas.

2

Se quiser fazer batatas assadas inteiras, primeiro lave-as com a pele incluída, seque-as ligeiramente com um pano e ainda estando úmidas, tempere com um pouco de sal, salsa e pimenta preta. Depois, enrole cada uma das batatas com papel de alumínio individualmente e pré-aqueça o forno a 180 ou 190ºC. Quando o forno estiver quente, coloque sobre a grade ou bandeja do forno as batatas enroladas de forma a que fiquem separadas entre si. Após 40 ou 60 minutos, dependendo do tamanho das batatas, já estarão prontas, você só precisa retirá-las do forno, tirar o alumínio, colocá-las sobre um prato e parti-las pela metade.

Imagem: cocinasanayfacil-ruqui.blogspot.com
3

Quer fazer as batatas assadas no forno partidas ao meio? Muito simples! Primeiro, prepare em um pilão o tempero. Coloque no pilão um ou dois dentes de alho picados, salsa, sal e as especiarias que quiser. Esmague bem todos os ingredientes e acrescente um jato de azeite de oliva.

Imagem: otrasgaitas.blogspot.com
4

A seguir, lave as batatas, seque-as e parta-as ao meio com uma faca. Depois, faça umas marcas com a faca na parte da batata sem pele, traçando umas linhas verticais e horizontais de forma que fique desenhada uma grade, ta como pode ver na imagem.

Imagem: charhadas.com
5

Despeje o tempero que reservou no pilão sobre as batatas. Pré-aqueça o forno a 180 ou 190ºC e quando estiver quente, coloque as batatas sobre a bandeja do forno. Por último, espere até que as batatas assadas estejam bem feitas e dourem um pouco. Verifique se estão prontas introduzindo uma faca no centro da batata, se notar que estão macias já estarão em seu ponto para servir. Agora você só tem de desfrutar de suas batatas assadas no forno e servi-las acompanhadas de algum molho que gostar.

Imagem: recetasdiarias.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batatas assadas no forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.