Como fazer batata suíça

Como fazer batata suíça

A batata suíça, também conhecida por batata Rösti, é um parto tradicional da culinária suíça. A batata é cozinhada numa frigideira em manteiga ou outra gordura, sendo depois recheada com ingredientes ao gosto de quem prepara. É uma espécie de panqueca aberta que pode ser preparada em apenas 10 minutos e servida na hora. Pode servir batata suíça como acompanhamento, como entrada ou até como refeição principal, dependendo dos ingredientes que usar. Se gostaria de saber como preparar essa iguaria em sua casa, continue lendo esse artigo do umComo e aprenda como fazer batata suíça.

4 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Antes de saber como fazer batata suíça, é necessário que você escolha o recheio que vai usar no prato.

Você pode misturar qualquer ingrediente da sua preferência. Confira os exemplos:

  • Queijso como cream cheese, gorgonzola, emmental ou mussarela;
  • Cogumelos;
  • Legumes;
  • Carne moída, bacon, linguiça, presunto, atum ou frango desfiado.

Nota: É essencial usar algum tipo de queijo para que a batata fique mais firme e ligue o recheio, sem desmontar na hora de virar.

2

Depois de selecionar o recheio, comece por cozinhar as batatas para que fiquem macias. Deixe no fogo por 6 a 8 minutos. Depois de prontas, transfira as batatas para uma tigela com água gelada e gelo para que esfriem rapidamente.

3

Depois de frias, descasque as batatas e use um ralador para que fiquem bem fininhas. Use o ralo grosso e não o fino para que liguem melhor na frigideira. Tempere as batatas com a cebola, o cheiro verde, sal e pimenta-do-reino a gosto.

4

Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume e unte-a com azeite até a superfície ficar coberta de gordura. Faça uma camada com metade da batata ralada e temperada no fundo da frigideira. Use uma espátula para apertar a batata e garanta que ficará firme e sem falhas.

5

Coloque o recheio selecionado no centro da base. Cubra o recheio com o resto da batata ralada e temperada. Volte a usar a espátula para para acertar e apertar a superfície, prevenindo que se desmonte.

6

Depois de alguns minutos, use outra frigideira ou um prato para virar a batata e cozinhar o outro lado. Basta colocar a frigideira sobre a outra e virá-las, voltando a deslizar a batata suíça para a frigideira quente de modo a lourar o outro lado.

A sua batata suíça está pronta! Sirva ainda quente, como entrada, acompanhamento ou refeição principal.

7

Agora que já sabe como fazer batata suíça, dê uma olhada nessas deliciosas receitas de batata:

Como fazer batatas hasselback

Como fazer batatas aioli

Como fazer batata recheada

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batata suíça, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.