Como fazer batata gratinada

Como fazer batata gratinada
Imagem: southernfood.about.com

Está procurando saber como fazer batata gratinada? Neste artigo de umComo vamos explicar para você passo a passo! Se está com faltas de ideias para o acompanhamento dos seus assados e grelhados e quer surpreender todo o mundo, a batata gratinada é o acompanhamento perfeito. É uma receita super prática e com uma aparência super deliciosa e cremosa. Se prepare que os mais pequenos da casa vão pedir para você fazer mais vezes!

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Para preparar as suas batatas gratinadas, comece por descascar, lavar e cortar em rodelas não muito finas as batatas.

Imagem: glamurama.uol.com.br
2

De seguida, cozinhe as batatas em água com ou sem sal, como preferir. Deixe cozinhar até as batatas ficarem moles, mas não até ao ponto de virar puré.

Imagem: ledueconcept.com
3

Enquanto as batatas cozinham, pode ir preparando a sua manteiga. Coloque a colher de sopa de manteiga em uma tigela e derreta no microondas. Depois adicione o orégano e o caldo de carne e misture bem. Reserve.

Imagem: ledueconcept.com
4

Agora em outro recipiente vamos fazer o molho branco, colocando a farinha de trigo e indo acrescentando aos poucos, mexendo sempre com um batedor manual. Depois adicione o creme de leite e continue mexendo. Coloque uma colher de sopa de fondor e metade do queijo ralado, mexa bem e reserve.

5

Após as batatas estarem cozidas, escorra a água. Depois unte um refratário com manteiga, com a ajuda de um pincel ou mesmo com as mãos.

Imagem: marildafajardo.com.br
6

Ligue o forno a 180ºC para ir aquecendo e comece a montar as suas batatas gratinadas. Coloque no refratário uma camada de batatas bem arrumadinhas e regue com cerca de metade da manteiga derretida. Em cima coloque uma camada de queijo mussarela e repita novamente o processo, uma camada de batatas, outra de manteiga derretida e queijo. No final, coloque o molho branco em cima e cubra com o restante queijo ralado.

Imagem: ledueconcept.com
7

Leve ao forno por cerca de 20 minutos e já pode servir as batatas gratinadas!

Imagem: cozinhapequena.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batata gratinada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Esta receita dá para 4 porções.