Como fazer barreado simples

Como fazer barreado simples
Imagem: dicasdomundo.com.br

Barreado é um prato típico paranaense, sendo mais famoso na cidade de Morretes, mas teve a sua origem nos Açores, tendo sido levado pelo povo português para o Paraná.

O barreado é uma receita de uma ou mais carnes cozidas, servidas com arroz e farinha de mandioca. É um prato simples de preparar e, por ser feito em panela de barro, garante um sabor bastante apurado.

Se gosta deste tipo de receita e quer preparar uma refeição deliciosa bem ao jeito do Paraná, não perca este artigo de umComo.com.br e aprenda como fazer barreado simples!

Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela de Barro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa para fazer um barreado simples é limpar bem a carne e cortar em cubinhos. Tempere com cominho, pimenta do reino, sal e vinagre e deixe atuar.

Corte o toucinho fumado em cubinhos.

2

Prepare o tempero: Em uma taça coloque os tomates descascados e cortados em cubos, as cebolas picadinhas e os alhos esmagados. Acrescente a salsa, a cebolinha e o louro e misture bem.

3

Na panela de barro comece a colocar, em camadas, os preparados. A primeira camada será a de carne, depois a camada do tempero e, por fim a do toucinho fumado, sempre assim até terminar os ingredientes.

Coloque em lume brando e acrescente a água. Tampe e vede a panela com a mistura de água com farinha de trigo ou de mandioca e deixe cozinhar durante cerca de 4 horas.

Certifique-se que não sai vapor durante a cozedura. Se sair, vede com mais um pouco de massa.

4

Ao fim de 4 horas, retire a panela do lume e não abra até ao dia seguinte.

Com ajuda de uma faca remova a massa vedante, aqueça a panela ao lume para servir quente e amasse um pouco a carne com ajuda de uma colher.

5

Para acompanhar, prepare um arroz branco e farofa de mandioca ou simplesmente sirva com farinha de mandioca.

Poderá também acompanhar com frutas como banana, maçã e laranja, cortadas em fatias.

Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer barreado simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.