Outras Receitas fáceis

Como fazer baião de dois

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como fazer baião de dois

O baião de dois é um prato típico do Nordeste do Brasil. Teve origem no estado do Ceará, mas também é comum nos estados de Pará, Rondônia e Acre. O prato é uma combinação de arroz e feijão e, em alguns casos, charque. O seu nome tem origem na dança típica do nordeste, sendo que o dois designa os elementos populares na culinária brasileira presentes no prato: o feijão e o arroz. Se esse prato tradicional deixou água na boca, continue lendo esse artigo do umComo e aprenda como fazer baião de dois em sua casa.

6 convidados Mais de 2 horas Dificuldade média

Ingredientes:

  • Baião
  • Refogado
Também lhe pode interessar: Como fazer homus tahine

Passos a seguir:

1

Para fazer baião de dois, comece por cortar a carne-seca em grandes cubos (com cerca de 7 cm). Coloque a carne em uma tigela e lave com água corrente.

Como fazer baião de dois - Passo 1
2

Cubra a carne com 5 xícaras de água fria e tampe a tigela com filme ou com um prato. Deixe repousar na geladeira por 24 horas, trocando a água de vez em quando.

3

No dia seguinte, escorra a água e leve a carne à panela de pressão. Complete com água até a metade, tampe e leve a fogo médio. Quando a panela apitar, baixe o fogo e deixe a carne cozinhar por 20 minutos. Depois desse período, espere que toda a pressão saia antes de abrir a panela.

Despreze a água do cozimento e junte o feijão fradinho, repetindo o passo anterior mas deixando cozinhar por apenas dez minutos dessa vez. Passados dez minutos, desligue o fogo e levante a válvula para a panela perder pressão com um garfo.

4

Transfira os cubos de carne para um recipiente plano e desfie usando um ou mais garfos. Descarte os pedaços de gordura. Passe o feijão em uma peneira e reserve a água do cozimento.

5

Coloque o feijão em uma panela e leve a fogo médio. Quando esquentar, junte o azeite e a cebola. Tempere com o sal e deixe refogar por dois ou três minutos. Junte o arroz e misture tudo muito bem de forma a envolver os grãos e o azeite por um minuto.

6

Coloque duas xícaras da água do cozimento reservada sobre o arroz. Junte o louro e misture. Deixe cozinhar em fogo médio até a água começar a secar e chegar ao nível do arroz. Diminua o fogo e tampe a panela, deixando sair ar por uma fresta. Deixe o arroz cozinhar até a água ser completamente absorvida.

Desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos para que o arroz abra um pouco. Pode começar o refogado.

Como fazer baião de dois - Passo 6
7

Para fazer o refogado do baião de dois, comece por descascar e picar o alho e a cebola. Leve a fogo médio em uma frigideira bem grande.

8

Quando esquentar, junte uma colher de manteiga e junte o queijo coalho, cortado em cubos de 1cm. Deixe por dois minutos até descolar do fundo e mexa bem. Coloque o preparado em uma tigela e reserve.

9

Com a frigideira ainda em fogo o médio, adicione o resto da manteiga. Junte a cebola e refogue. Adicione o bacon em cubinhos e deixe cozinhar até dourar, mexendo sempre. Junte o alho e volte a mexer.

10

Junte a carne seca, já desfiada, e mexa por dois minutos para esquentar. Junte meia xícara da água do cozimento e misture bem para deixar o prato mais úmido. Desligue o fogo, junte o feijão e misture tudo muito bem.

11

Destampe a panela de arroz e solte os grãos com um garfo. Leve o arroz à frigideira do refogado e misture tudo. Prove e acerte os temperos a seu gosto. Junte o queijo, a cebolinha e as folhas de coentro. Está pronto a servir!

12

Agora que já sabe como fazer baião de dois, dê uma olhada nesses pratos deliciosos que o umComo selecionou para você:

Como fazer batatas recheadas de presunto e queijo

Como fazer moqueca de peixe

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer baião de dois, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Como fazer baião de dois