Como fazer bacalhau de Páscoa

Como fazer bacalhau de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, você já planejou o que vai cozinhar nesses dias? Uma das tradições na Sexta-feira Santa, a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa, é comer bacalhau, pois afinal neste dia não se pode comer carne. Por isso, se você vai dar um almoço ou jantar nesse dia e vai ter convidados, talvez seja bom não quebrar com a tradição e fazer um delicioso bacalhau. Para o ajudar nos preparativos deste dia, neste artigo de umComo vamos lhe ensinar como fazer bacalhau de Páscoa.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Antes de começar esta receita, tem de dessalgar o bacalhau pelo menos 24 horas antes da preparação deste prato. Para isso, deverá colocar o bacalhau de molho e ir mudando a água várias vezes ao dia. Nesse artigo poderá encontrar alguns truques para dessalgar o bacalhau.

2

Uma vez que tenha o bacalhau dessalgado, cozinhe o bacalhau em água por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, escorra a água, retire o bacalhau da panela e com cuidado retire as espinhas, de maneira a não quebrar as postas.

3

Agora em um refratário coloque uma camada de rodelas de tomate a gosto. Depois disponha as postas de bacalhau em cima do tomate.

4

Adicione alho picado a gosto, metade das azeitonas verdes picadas e as batatas previamente descascadas e cortadas em rodelas.

5

Corte a cebola e os pimentões em rodelas e coloque por cima. Caso ache necessário pode adicionar mais cebola. Cubra com as restantes azeitonas picadas e regue com o azeite.

6

Por último, cubra o seu bacalhau de Páscoa com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos.

Sugestão: Domingo de Páscoa é feriado ou ponto facultativo?

7

Após este tempo, abra o forno e retire o papel de alumínio e deixe assar por mais 10 minutos para dourar. E já tem o seu bacalhau de Páscoa pronto para servir! Se quiser também poderá preparar o bacalhau de outras formas para a Páscoa, para isso confira também estes artigos:

  • Como fazer bacalhau com natas
  • Como fazer bacalhau à brás
  • Como fazer bacalhau à portuguesa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bacalhau de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.