Como fazer azeitonas em salmoura

Como fazer azeitonas em salmoura

No mercado existe uma grande variedade de azeitonas, mas são sempre muito mais saborosas se as prepararmos nós mesmos. Não é complicado fazer azeitonas em salmoura e ficam realmente boas. Se tem azeitonas ou conhece alguém que lhe possa oferecer azeitonas diretamente da árvore, não pense mais e atreva-se a temperá-las em casa. Com este artigo de umComo saberá como fazer azeitonas em salmoura.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Recipiente
Passos a seguir:
1

As azeitonas preparadas em salmoura devem ser extraídas diretamente da oliveira, ou seja, não devem ser das já temperadas. Por isso, se tem que as comprar, pode fazê-lo diretamente a alguém que tenha oliveiras.

2

Coloque as azeitonas num recipiente suficientemente grande como por exemplo uma bacia de barro ou de plástico, ou um garrafão cortado, etc.

3

Acrescente água ao recipiente até tapar totalmente as azeitonas.

4

Deverá mudar a água das azeitonas diariamente durante 10 a 15 dias.

5

Passado esse tempo, ao mudar a água acrescente sal generosamente. Pode saber se a quantidade de sal é suficiente se colocar um ovo cru no recipiente e este flutuar.

6

Repita o passo anterior durante uns dias, com a água com sal já não é necessário que o faça diariamente, deve mudar a água das azeitonas a cada 3 dias.

7

O próximo passo será preparar o tempero para as azeitonas. Existem muitas receitas diferentes, nós explicamos-lhe como as temperar com ervas aromáticas. Para uns 5 quilos de azeitonas precisa de:

  • 1 ramo de tomilho
  • 1 folha de louro
  • uns talos de funcho
  • 1 limão
  • sal
  • 1 cabeça de alhos
8

Ferva o tomilho, o funcho, o louro e o sal durante uns 10 minutos e deixe esfriar, e acrescente o limão aos quartos.

9

Bata os alhos com um martelo (ou com a mão), para que ao se quebrarem libertem o seu sabor, e deite-os na mistura que ferveu.

10

Quando estiver totalmente frio, acrescente o tempero às azeitonas e depois encha o recipiente com água fria.

11

Deixe o tempero por uma semana aproximadamente.

12

Coloque-as em frascos e poderá deixá-las mais ou menos antes de as consumir para que adquiram um sabor com maior ou menor intensidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer azeitonas em salmoura, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Pode esmagar ou cortar as azeitonas antes de as colocar em água para penetrar mais o sabor.