Como fazer asinha de frango ao molho barbecue

Como fazer asinha de frango ao molho barbecue

É possível preparar uma receita requintada de carne de churrasco sem a necessidade de usar uma churrasqueira ou forno, sabia? Embora ambos os aparelhos sejam ótimos recursos para cozinhar esse tipo de prato, muitas vezes não os temos à disposição, não temos tempo suficiente para usá-los ou, então, eles estão com algum problema de funcionamento. O bom disso é que você pode usar a criatividade para elaborar um prato delicioso de carne de churrasco por meio de outros métodos. Nesse sentido, fazer asinhas de frango com molho barbecue, usando a frigideira, é um bom exemplo.

Fazer esse prato de origem americana é mais simples do que você pensa, ainda mais usando a frigideira. Se você quer saber como fazer asinha de frango ao molho barbecue sem usar o forno, como fazer o próprio molho e, ainda, como encontrar um bom acompanhamento para o prato, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO. Você será capaz de preparar deliciosas asinhas de frango!

2 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Ainda que as asinhas de frango ao molho barbecue são associadas ao fast food e alimentos gordurosos, elas também têm benefícios, todos eles relacionados ao frango: se você consumir a asinha de frango com moderação e sem exagerar na gordura, poderá saborear esse prato sem nenhum risco à saúde. Alguns dos benefícios das asinhas de frango são os seguintes:

  • Fonte de proteínas, minerais e vitaminas.
  • Possuem vitamina B6, que contribui para fortalecer o sistema imunológico.
  • Têm selênio, ou seja, um mineral com alto poder antioxidante que favorece a absorção de vitaminas.
  • É uma carne fácil de digerir.

Levando em conta esses benefícios, não deixe de provar as asinhas de frango ao molho barbecue ao estilo americano, mas sempre sem abusar de seu consumo. O primeiro passo desta receita de asinha de frango ao molho barbecue é colocar o óleo para esquentar em uma frigideira. Verifique se o fogo está em médio para alto e, quando o óleo começar a esquentar e sair fumaça, adicione a carne.

2

Quando as asinhas de frango estiverem na frigideira, adicione sal a gosto. Deixe-as no fogo por alguns minutos, até que você consiga observar que elas estão ficando com coloração dourada. Esse é o momento de adicionar o caldo de galinha e o molho barbecue.

3

Quer fazer um molho barbecue caseiro? Fazer um molho caseiro para asinha de frango permite que você reduza o consumo de açúcar presente no molho, já que os industrializados costumam ter altas concentrações do ingrediente. Se você quer preparar seu próprio molho barbecue, siga os passos para fazê-lo corretamente:

Comece lavando algumas cebolas pequenas, que devem ter as raízes cortadas. Depois, pique-as em pedacinhos finos. Coloque uma frigideira com azeite para aquecer em fogo médio, adicione as cebolas picadas e um pouco de sal. Deixe que elas cozinhem por 10 minutos: elas devem ficar com textura mais macia e transparente, mas sem que fiquem douradas.

4

Seguindo com a receita de molho barbecue para asinha de frango na frigideira, adicione açúcar-mascavo e misture tudo na frigideira para que a cebola fique completamente caramelizada. Adicione molho de tomate ou tomate triturado e volte a misturar os ingredientes, deixando que cozinhem na frigideira por dois minutos. Coloque o restante dos ingredientes: molho inglês, colorau (pimentão-doce), mel, mostarda, ketchup, vinagre, molho de soja, pimenta-do-reino moída e, se quiser um molho mais picante, tabasco.

Esses últimos ingredientes podem ser adaptados ao seu paladar, de modo que é possível colocar mais ou menos quantidades deles, ou até eliminá-los da receita, segundo as suas preferências. Por exemplo, você pode escolher usar apenas mel, eliminando o açúcar-mascavo, e vice-versa.

5

Por fim, espere que os ingredientes cozinhem por mais alguns minutos, mexendo com frequência para que o molho BBQ não grude. Prove para ajustar o sabor caso necessário, e pronto: você acaba de preparar seu molho para acompanhar as asinhas ao barbecue.

Aqui você pode conhecer uma receita mais simples para aprender como fazer molho barbecue.

6

Depois de adicionar tanto o caldo de galinha quanto o molho, suas asinhas de frango ao molho barbecue estão quase prontas: agora você precisa misturar tudo muito bem, deixando que cozinhem em fogo médio por 15 minutos. Não acelere o processo e nem aumente o fogo, para não correr o risco de queimar as asinhas ou afetar o sabor do molho.

7

Para terminar de fazer asinhas de frango na frigideira, aumente o fogo para que o molho reduza praticamente à metade, por um período máximo de 5 minutos. Após isso, você vai poder desligar o fogo e servir o prato. Além disso, se quiser, você pode pegar um recipiente pequeno e colocar mais molho barbecue nele, para quem quiser maiores quantidades.

Com todas as instruções ensinadas ao longo desta receita, você vai saber como fazer asinha de frango ao molho barbecue, sem forno e usando uma frigideira. Mas, se você não sabe com o que acompanhar seu prato, dê uma olhada nas seguintes sugestões de acompanhamentos para asinha de frango com molho barbecue que o umCOMO preparou:

  • Batatas: você pode cortá-las em chips, fazer as tradicionais batatas fritas, assadas ou até um purê - esta última, alternativa mais saudável.
  • Arroz: vale o simples, ou seja, um arroz branco, ou então algo mais elaborado, como o arroz frito com verduras.
  • Verduras assadas: como, por exemplo, berinjelas ou abobrinhas cortadas em rodelas ou tiras.
  • Uma salada de sua preferência.
  • Verduras e batatas ao forno: você pode combinar as duas com as asinhas ao molho barbecue, o que vai te permitir consumir um acompanhamento saudável e cozido no forno. Dessa forma, o prato será mais equilibrado em nível nutricional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer asinha de frango ao molho barbecue, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.