Como fazer arroz-cateto perfeito

Como fazer arroz-cateto perfeito

O arroz-cateto, conhecido por alguns como arroz japonês, é um arroz do tipo integral que tem os grãos curtos, amarronzados levemente transparentes e curvados. É ideal para ser a fonte de carboidrato saudável de uma refeição. Quando preparado da maneira correta, o arroz-cateto deve ficar macio, cremoso e com um sabor suave de arroz. Para chegar a esse resultado é preciso atenção e seguir alguns macetes. Quer aprender como fazer arroz-cateto perfeito? O umCOMO te ensina.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Escorredor de arroz
  • Panela média
Passos a seguir:
1

Um dos segredos para fazer um arroz-cateto perfeito é deixar ele de molho na noite anterior. Adicione o arroz em um recipiente, acrescente duas xícaras de água (o dobro para cada medida) e duas colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão espremido. Esse procedimento, além de diminuir o tempo de cozimento pois ele fica mais macio, neutraliza o a ácido fictício e conserva os nutrientes.

Se você não tem tempo de deixar de molho, pode fazer um arroz-cateto mesmo assim. A diferença é que vai demorar um pouco mais para cozinhar.

2

Independente de o arroz estar de molho ou não, coloque-o em um escorredor de arroz e lave com água corrente.

3

Utilize uma panela média para refogar a cebola picada e o alho. Se a sua panela não for antiaderente, jogue um pouco de azeite para não queimar e não grudar. São esses ingredientes que darão um sabor especial ao seu arroz-cateto perfeito. Refogue em fogo médio com atenção para não queimar.

4

Quando a cebola já estiver com aspecto transparente, acrescente o arroz-cateto e a quantidade de sal que você julgar necessária. Mexa um pouco para misturar os ingredientes.

5

Adicione as três xícaras de água e aumente o fogo para alto. Tampe a panela parcialmente.

6

Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo para médio. O maior segredo do arroz-cateto perfeito é o seu tempo de cozimento que pode variar de 25 a 40 minutos. Como já dito anteriormente, se você não deixou de molho, é provável que leve 40 minutos para ficar ideal.

7

Como esse tempo varia muito de acordo com a panela e com o fogão, é importante ficar de olho. Quando a água estiver secando, prove alguns grãos. Se ainda estiver duro ou com gosto de cru, adicione um pouco de água e continue provando com o passar do tempo. O ponto ideal é quando ele estiver al dente e soltinho.

8

Chegou no ponto? Agora é só desligar, deixar descansar por 3 minutos para que o que resta de água terminar de secar e servir o seu arroz-cateto perfeito!

9

Algumas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com arroz-cateto são:

  • Salmão em papelote
  • Legumes gratinados
  • Carne de panela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer arroz-cateto perfeito, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para fazer arroz-cateto em maior ou menor quantidade, utilize sempre o triplo ou quadruplo de medida de água para cada medida de arroz