Como fazer amêijoas ao vapor

Como fazer amêijoas ao vapor

Aprender como fazer amêijoas ao vapor é a oportunidade de saborear um fantástico e delicioso aperitivo de frutos do mar, por um bom preço, sem muitas dificuldades e com um tempo de elaboração muito rápido. As amêijoas ao vapor podem ser preparadas de várias maneiras, com certa exclusividade quanto aos ingredientes usados, dependendo dos costumes de cada lugar. No entanto, vamos preparar um prato delicioso de amêijoas ao vapor com um pouquinho de vinho branco, alho e salsinha.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, o mais importante ao aprender como fazer amêijoas ao vapor é saber que deve colocar os frutos do mar em um recipiente com fundo e cobrí-las com água e sal. Deixe que os moluscos repousem uma meia hora dentro da água para expulsar o resto da areia que ainda possam ter dentro.

2

Enquanto as amêijoas estão de molho, pode ir descascando e picando os dentes de alho bem fininho. Retire as amêijoas da água e coloque uma panela no fogo com um pouquinho de azeite de oliva. Quando estiver quente, acrescente o alho picado e assim que começar a dourar, coloque as amêijoas e regue com vinho branco.

3

Tampe a panela e deixe que as amêijoas abram. Assim que abrirem, polvilhe a salsinha picada e deixe que o molho reduza. Se desejar, pode engrossar o molho acrescentando um pouquinho de farinha ou maisena mas tente mexer muito bem para não empelotar.

4

Quando as amêijoas ao vapor estiverem prontas, lembre de descartar as que não abriram enquanto cozinhavam, pois isto é sinal de que não estão em bom estado. Por último, sirva as amêijoas logo em seguida, na mesma panela, enfeitadas com um limão cortado em gomos e acompanhe o prato com uma cerveja bem fresca ou um vinho branco semisseco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amêijoas ao vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.